SEÇÕES

André Pessoa lança livro “Serra da Capivara” em homenagem à arqueóloga Niéde Guidon em SP

Obra reúne registros inéditos sobre as descobertas da arqueóloga na Área Arqueológica de São Raimundo Nonatoprogramação literária

Fotojornalista André Pessoa lança livro sobre Niède de Guidon | Foto: Divulgação/The New York Times
Siga-nos no

O fotojornalista André Pessoa irá lançar o livro “Serra da Capivara”, uma coletânea de registros dedicada às descobertas e ao legado da arqueóloga Niéde Guidon na Área Arqueológica de São Raimundo Nonato, no próximo sábado (7), em São Paulo.

A obra inédita será lançada tanto no Brasil quanto no exterior. O público teve contato com o livro pela primeira vez em São Raimundo Nonato, local onde, por décadas, Niéde Guidon dedicou sua vida a pesquisas científicas que mudaram os rumos da ciência.

André Pessoa Foto: Divulgação 

Ao MeioNews, André Pessoa comentou sobre a responsabilidade de publicar uma obra como essa seis meses após a morte de uma das brasileiras mais emblemáticas da história.

“É uma publicação inédita, que foi programada para ser lançada antes da morte de Niède,mas infelizmente ela terminou falecendo. Então é a primeira grande homenagem pós-morte da Niède. O livro é um resumo sobre o legado de 50 anos de pesquisas científicas da Niède e sua equipe no Piauí”

HOMENAGEM EM VIDA

O fotojornalista revelou que a obra já estava sendo produzida antes do falecimento da pesquisadora, com o objetivo de homenageá-la ainda em vida.

“A gente estava produzindo para fazer uma surpresa. Para antes dela morrer, ela vê que o Brasil e o mundo reconheciam o trabalho dela. Todo mundo só faz homenagens pós-morte.O nosso objetivo era fazer em vida, mas infelizmente ela terminou falecendo”, relatou.

LANÇAMENTO EM SP

Uma das fotos que estará presente no livro - Foto: Divulgação 

O lançamento em São Paulo acontecerá na Livraria Megafauna, localizada no Centro Histórico da capital. O evento reunirá nomes como as jornalistas Adriana Abujamra e Simone Siman e os cineastas Jorge Grinspum e Toni Nogueira, a partir das 17h, na Megafauna Copan.

A obra ainda será lançada em diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil.

  • Dia Internacional da Mulher (8 de março): lançamento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro
  • 23 de março: lançamento na Biblioteca Depois
  • Teresina: lançamento sem data prevista
  • Exterior: início previsto na França, com data a ser definida

TRAJETÓRIA DE ANDRÉ PESSOA

Apesar de ser pernambucano, André Pessoa atua há mais de três décadas em trabalhos voltados à valorização das belezas naturais do Piauí, sendo considerado um dos principais documentaristas contemporâneos do estado.

Para o fotojornalista, o Piauí foi fundamental para a construção de sua carreira:

“Eu cheguei no Piauí em 1993. Logo fui contratado por um jornal da capital. Depois a Meio Norte me contratou e, nesse período, eu passei a prestar serviço de documentação científica para a Fundação Museu do Homem Americano. Então, todo o meu sucesso profissional, eu devo ao Piauí, ao povo do Piauí e às paisagens do Piauí”

A obra “Serra da Capivara” conta com a contribuição de pesquisadores da Inglaterra, Itália, França e Espanha, além de jornalistas brasileiros e outros parceiros.

NIÉDE GUIDON

Niède Guidon - Foto: Divulgação 

A arqueóloga Niéde Guidon foi responsável por mudar teorias consolidadas sobre a presença do Homo sapiens na América Latina. Suas descobertas foram fundamentais para a história da ciência e do Piauí.

Seu trabalho resultou no reconhecimento do Parque Nacional Serra da Capivara como patrimônio cultural da humanidade. Guidon morreu aos 92 anos, em 4 de junho de 2026, deixando um legado histórico para as próximas gerações.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também