O senador Marcelo Castro (MDB) e o deputado federal Júlio César (PSD) devem ser eleitos para as duas vagas de senador do Piauí, com apoios do governador Rafael Fonteles e do presidente Lula, segundo a mais nova pesquisa do Instituto Amostragem realizada no período de 15 a 19 de novembro em todo o Piauí.
Eles lideram nos dois cenários testados pelo Instituto com apoio do governador Rafael Fonteles e do Presidente Lula. No primeiro, Marcelo Castro teria 69,15% dos votos válidos e Júlio César, 63,12%. Com apoio de Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) ficaria com 32,62%; e Tiago Junqueira (PL), também com apoio de Bolsonaro, teria 15,13%.
Quando Ciro Nogueira é substituído por Joel Rodrigues (Progressistas), cresce a diferença a favor de Marcelo e de Júlio Cesar - eles teriam 75,31% e 67,41% dos votos válidos, respectivamente, em cenário em que também são apoiados por Rafael e Lula.
Joel Rodrigues, com apoio de Bolsonaro, teria 19,01% dos votos válidos. E Tiago Junqueira, também apoiado por Bolsonaro, ficaria com 15,68%%.
Todos os dados consideram apenas os votos válidos, excluindo os percentuais de entrevistados que disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto, ou disseram não saber, ou não quiseram dizer em quem pretendem votar para senador nas eleições do ano que vem.
DADOS TÉCNICOS
A pesquisa foi realizada no período de 15 a 19 de novembro, por encomenda do Sistema Meio Norte de Comunicação. O Amostragem ouviu 1.137 eleitores com mais de 16 anos de idade, em 49 municípios dos 12 Territórios de Desenvolvimento do Estado.
Os entrevistados foram distribuídos por cota de sexo, idade, grau de instrução e renda. A margem de erro é de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.