SEÇÕES

Alívio do calorão! Cidades no Sul do Piauí registram chuvas fortes; veja os vídeos

A previsão é de que a região continue com chuvas irregulares nos próximos dias, mas ainda acompanhadas de altas temperaturas.

Chuva forte causa surpresa no Sul do Piauí | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Moradores de Dom Inocêncio, no Sul do Piauí, foram surpreendidos por uma chuva forte no início da manhã desta quarta-feira (19). Após quase uma semana de muito calor na região, a água chegou a formar um riacho na zona rural do município. A previsão indica que novas pancadas devem cair ainda no começo da tarde.

A chuva também foi registrada em São Raimundo Nonato, que fica a cerca de 81 km de Dom Inocêncio. Vídeos e mensagens circularam nas redes sociais mostrando moradores comemorando o alívio das altas temperaturas.

Chuvas de pré-estação começam a avançar no Sul do Piauí

O Sul do estado deve receber mais chuvas nos próximos quatro dias. O motivo é um sistema atmosférico que está em atividade na Bahia e empurra a umidade para o Piauí.

“São chuvas que devem ser intensas e as temperaturas continuam altas”, explicou a meteorologista Sônia Feitosa.

Cidades como Santa Filomena, Bom Jesus e Corrente já registraram chuva na terça-feira (18). Para os próximos dias, a previsão aponta para precipitações mais fortes, que podem ultrapassar 50 milímetros.

Previsão se estende para outros municípios

Segundo o diretor de Prevenção da Defesa Civil, Werton Costa, as chuvas devem alcançar vários municípios da região, como Gilbués, Parnaguá e áreas próximas. Ele explica que, depois de semanas com pouca chuva, o sistema agora volta ao Piauí.

“A chuva estava muito concentrada na Bahia e em parte do Tocantins. Agora retorna ao Piauí porque há um sistema que empurra a umidade do oceano para o continente”, afirmou.

Chuva que chega ao Piauí vem da Bahia

Conforme a Defesa Civil, essa chuva que avança para o Piauí é a mesma que tem caído com força na Bahia. Ao chegar ao território piauiense, ela perde parte da intensidade, mas continua capaz de formar nuvens carregadas, responsáveis por relâmpagos e trovoadas.

“Quando essa umidade chega aqui e se junta com a nossa, rapidamente temos a formação das nuvens de temporal”, completou Werton Costa.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também