O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um novo alerta de baixa umidade do ar, ressaltando o perigo iminente. Cerca de 204 municípios do Piauí estão em alerta de baixa umidade, entre 20% e 30%, neste domingo( 6). De acordo com o instituto, o aviso dura até às 20h30 de hoje, para as regiões Norte, Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste Piauiense.
O alerta inclui a capital Teresina e apesar do risco reduzido de incêndios florestais e à saúde, a recomendação é que a população se mantenha hidratada, evite esforço físico durante os períodos mais secos e reduza a exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia.
Outros municípios também estão em alerta: Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Paulistana, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Uruçuí e Valença do Piauí. A conscientização sobre os cuidados com a baixa umidade é fundamental para a preservação da saúde e bem-estar da população.
Durante o mês de julho, a quantidade total de chuva registrada em Teresina pelo Inmet foi de apenas 1,8 milímetro. Esse valor representa uma redução de 86% em relação à média climatológica da estação convencional para o mesmo período (1991-2020), que é de 12,6 mm (figura 1). Ao longo do mês inteiro, a ocorrência de chuvas foi restrita a apenas um dia. A escassez de precipitação pluviométrica evidencia as condições de baixa umidade no local durante o período analisado.