'Ainda Estou Aqui': Professor projeta ditadura militar como tema da redação do Enem

O gerente de inclusão universitária da Seduc-PI, Wellington Soares, afirmou que temas como ditadura militar e liberdade podem ser abordados na próxima redação do Enem

Gerente de inclusão universitária da Seduc-PI, Wellington Soares | Raíssa Morais/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã desta sexta-feira (24), a Rede Meio recebeu a visita do gerente de inclusão universitária da Seduc-PI, Wellington Soares, que destacou a relevância do livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, para os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A obra, que será distribuída em escolas estaduais do Piauí, aborda temas como direitos humanos, ditadura militar, Alzheimer e família. “Esses assuntos ampliam o repertório sociocultural dos alunos e podem ser úteis para a redação do Enem”, afirmou Soares.

Projeção para o tema da Redação

Soares afirmou que temas como ditadura militar e liberdade podem ser abordados na próxima redação do Enem. “Acredito que pode ser o tema deste ano. Vivemos um momento em que a extrema-direita cresce no mundo, e é importante preparar a juventude para defender a democracia”, disse. Ele lembrou que, em 2024, o Enem abordou a herança dos negros na sociedade brasileira, reforçando a importância de temas históricos e sociais.

Distribuição do livro nas escolas

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou a distribuição de 5.100 exemplares do livro “Ainda Estou Aqui” para alunos e professores da rede estadual do Piauí. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Educação (Seduc-PI), tem como objetivo promover cultura, conhecimento histórico e fortalecer a democracia entre os jovens. “É uma forma de fortalecer a democracia e preparar os estudantes para os desafios do futuro”, afirmou o governador.

Wellington Soares elogiou a iniciativa e reforçou o compromisso da Seduc-PI em oferecer ferramentas para o desenvolvimento intelectual e crítico dos alunos. “Para a rede estadual de ensino, é uma iniciativa louvável. O livro é um best-seller reconhecido nacionalmente e vai impactar positivamente a formação dos nossos estudantes”, disse.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES