A Águas de Teresina concluiu, antes do prazo previsto, o reparo na adutora que se rompeu na zona Sul da capital após um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas registradas no último fim de semana. Com a finalização dos trabalhos, o reabastecimento de água já começou a ser retomado nesta segunda-feira (9) nos bairros afetados.
Segundo a concessionária, o serviço mobilizou uma força-tarefa com mais de 50 colaboradores, que atuaram por cerca de 40 horas ininterruptas. A intervenção foi considerada de alta complexidade devido à instabilidade do terreno onde ocorreu o rompimento da adutora.
O REPARO
Durante o reparo, foi necessária a instalação de mais de 150 metros de nova tubulação de ferro fundido, com 40 centímetros de diâmetro. Como não havia segurança para realizar o conserto exatamente no ponto do rompimento, as equipes executaram um bypass, manobra técnica que permitiu desviar a rede para um trecho mais seguro, próximo ao local original.
De acordo com o gerente executivo de operações da Águas de Teresina, João Igor Lemos, a solução adotada garantiu a retomada do abastecimento com segurança.
“Criamos um novo caminho para a água fora da área instável, implantando uma nova rede próxima à estrutura rompida. Foi um trabalho contínuo e técnico, realizado sem interrupções, mesmo com a persistência das chuvas”, explicou.
A ocorrência impactou temporariamente o fornecimento de água em diversos bairros da zona Sul. Com a conclusão do serviço, o abastecimento está sendo restabelecido de forma gradual, começando pelas áreas mais baixas da rede e avançando, em seguida, para as regiões mais altas, até a normalização completa do sistema, prevista para esta terça-feira (10).
Durante o período de manutenção, a concessionária informou que manteve caminhões-pipa para atender situações emergenciais. Além disso, equipes realizaram ações de acompanhamento nos bairros atingidos, com contato direto com moradores, lideranças comunitárias e envio de orientações sobre o retorno do serviço.
BAIRROS NORMALIZADOS
Betinho; Brasilar; Eduardo Costa; Orgulho do Piauí; Esplanada; Judite Nunes; Pedra Miúda; Palitolândia; Vila Irmã Dulce; Mário Covas; Parque Jacinta; Parque Juliana; Parque Sul; Santa Cruz; Santa Fé; Santo Antônio; Vamos Ver o Sol; Parque Eliana; Porto Alegre; Portal da Alegria; Santa Cruz; Santa Clara
A Águas de Teresina segue monitorando o sistema em tempo real até a completa normalização do abastecimento. Em caso de necessidade, os canais de atendimento permanecem disponíveis 24 horas por dia, pelo telefone e WhatsApp 0800 223 2000.