A agropecuária foi o setor com o maior crescimento relativo no número de postos de trabalho formais no Piauí entre janeiro de 2020 e junho de 2024, segundo relatório divulgado pela Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro).
O aumento no número de empregos está diretamente ligado aos ciclos sazonais de culturas como soja, cana-de-açúcar, arroz e melão, que demandam grande quantidade de mão de obra em fases específicas das lavouras. Essa sazonalidade resulta em alta rotatividade de trabalhadores, com contratos temporários que variam entre três e cinco meses. Os picos de contratações ocorrem principalmente em fevereiro, julho e setembro, acompanhando os períodos de colheita.
CRESCIMENTO DO VALOR ADICIONADO BRUTO
Além da expansão no mercado de trabalho, o estudo revelou que o Valor Adicionado Bruto (VAB) da agropecuária no estado teve um crescimento expressivo de 303,85% entre 2011 e 2021, saltando de uma participação de 8,36% no VAB estadual para 13,60% no período. Esse desempenho supera setores como serviços, administração pública e indústria.
Outro ponto de destaque é o impacto da Lei de Trabalho Temporário de 2017, que flexibilizou a contratação de mão de obra sazonal e ajudou o setor agropecuário a atender às demandas específicas de plantio e colheita.
O relatório também traça um panorama detalhado sobre o perfil social dos trabalhadores, os estoques de empregos formais e a dinâmica de admissões e desligamentos no setor, utilizando gráficos e análises de séries temporais para oferecer uma visão abrangente do mercado de trabalho agropecuário no Piauí.
“No que se refere aos empregados, a maioria é de homens pardos de 18 a 40 anos, com Ensino Fundamental ou Médio. Seus salários também flutuam de acordo com os ciclos agrícolas, em torno de 1 a 2 salários mínimos. Os trabalhadores volantes e da agricultura geral apresentam o maior número de movimentações e podem ser contratos pelos próprios produtores ou por terceiros sendo então direcionados aos locais que são demandados", aponta o relatório.