SEÇÕES

Agosto será de calor acima da média e pouca chuva no Piauí, diz Inmet

Segundo o órgão, as temperaturas devem ficar acima da média principalmente na região conhecida como Matopiba

Canteiro da Frei Serafim, em Teresina, Piauí | Foto: Divulgação
Siga-nos no

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o mês de agosto será mais quente que o normal em praticamente todo o Piauí, com poucas chuvas na maior parte do estado.

Segundo o órgão, as temperaturas devem ficar acima da média principalmente na região conhecida como Matopiba — que inclui os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No sudeste do Pará e no noroeste e sudoeste do Mato Grosso, os termômetros também podem registrar até 2°C a mais do que o habitual.

No litoral do Nordeste, incluindo áreas da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba, a previsão é de chuvas acima da média, com volumes que podem ultrapassar 80 mm. No entanto, para o Piauí, especialmente no interior, o clima será mais seco, o que é comum para esta época do ano.

Impacto no campo

O tempo seco e o calor mais forte podem trazer riscos para a produção agrícola no Piauí,  como nas áreas que não contam com sistemas de irrigação. De acordo com o Inmet, há chance de estresse hídrico, quando a planta sofre por falta de água, o que pode prejudicar o desenvolvimento de culturas como o milho e o feijão da terceira safra.

Mesmo com as altas temperaturas, o litoral de alguns estados do Nordeste pode se beneficiar com as chuvas, favorecendo as lavouras em fase final de crescimento.

Alerta para o clima seco

Além do impacto nas lavouras, o calor e a baixa umidade do ar aumentam os riscos de queimadas e problemas respiratórios. A recomendação dos especialistas é reforçar os cuidados com a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol e, para os produtores rurais, adotar técnicas que ajudem a conservar a umidade do solo.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também