
Mais do que promover conhecimento bíblico e união entre jovens, a Gincana “Legado” da Assembleia de Deus do Piauí começou o mês de abril com um gesto concreto de solidariedade: a doação de sangue. A ação promovida pela União de Jovens e Adolescentes da Assembleia de Deus do Piauí (UJADEP), em parceria com o Hemopi, realizou no último sábado (12) o seu “Dia D” de doação de sangue e arrecadou mais de 130 bolsas de sangue em um só dia.
A mobilização integra a programação da 3ª edição da Gincana de Integração, que segue até o dia 30 de abril, e envolve centenas de jovens da capital e do interior. A campanha acontece pelo segundo ano consecutivo e busca incentivar atitudes que gerem impacto positivo na sociedade. Em 2024, a ação já havia levado mais de 300 doadores. Agora, a expectativa da coordenação é superar a marca de 400 bolsas ao longo de todo o mês.
Doações salvam vidas
Segundo a assistente social do Hemopi, Ivonete Gomes, a mobilização da juventude chega em boa hora.
“É muito importante a gincana porque ajuda a salvar as vidas e também nesse período de feriado diminuem muitas doações, porque as pessoas viajam. Uma pessoa só pode salvar até quatro vidas. Então a gente só tem a agradecer à gincana que está nos ajudando a manter o estoque de sangue aqui do HEMOPI”, afirmou.
Ela também alertou que, mesmo com a queda no número de doadores durante os feriados, a demanda nos hospitais não diminui.
“A quantidade que a gente distribui para os hospitais continua do mesmo jeito porque os acidentes não param, as cirurgias não param. Por isso que a gente tem muito a agradecer à gincana”, completou.
Primeira doação e lição de vida
Entre os voluntários que participaram do “Dia D” estava Rodrigo Dantas, que doou sangue pela primeira vez.
“Estava um pouco apreensivo, mas deu certo. Estou muito feliz também, ajudando outras vidas. Me senti feliz de poder ajudar outras pessoas doando sangue”, relatou.
Rodrigo também destacou o papel da juventude da Assembleia na mobilização:
“Eu achei muito importante essa ação da UJADEP. É muito gratificante e importante acima de tudo, né? Que é salvar vidas através do nosso sangue, doando sangue”.
Legado que transforma
Coordenador adjunto da UJADEP, Alberone Júnior reforçou que a ação vai além da competição da gincana.
“Hoje, por exemplo, o dia D de doação de sangue, é exatamente para demonstrar isso. Nós podemos fazer muito mais do que já fazemos. Temos a gincana, temos o 1º de maio, mas hoje aqui não tem competitividade. Hoje aqui tem solidariedade e harmonia, amor ao próximo, por um propósito”.
Já o coordenador-geral da UJADEP, pastor Ricardo Braz, falou sobre a dimensão da iniciativa.
“A doação de sangue tem um título de legado, né? É o que possamos deixar para as pessoas. Para a nossa população, tanto em Teresina como todo o Estado do Piauí, o banco de sangue tem esse relacionamento com todo o Estado, trazendo um benefício, que é salvando vidas”, afirmou.
O pastor ainda destacou a grandiosidade do evento.
“Ano passado nós tivemos aproximadamente 4.400 pessoas na gincana. Esse ano a gente acredita que o número é superior a isso. E a gincana tem um propósito maior, que é um projeto social. Nós temos um projeto chamado Salvar e ano passado arrecadamos quase 25 mil peças de roupa. Também arrecadamos cestas básicas, tudo aquilo que se refere à área social, ajudando ao próximo”.
Campanha segue até 30 de abril
Segundo a organização, a campanha de doação continua até o último dia de abril, em alinhamento com a gincana, que será encerrada no dia 1º de maio. A meta é ultrapassar os números do ano anterior e manter o compromisso com a solidariedade como um verdadeiro legado para o futuro.