Estão abertas as inscrições para o curso Capacitação de Mediadores e Conciliadores Judiciais do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), que ocorrerá na comarca de Picos/PI, no período de 12 a 16 de junho.
Serão ofertadas 32 vagas, que serão preenchidas conforme a classificação após análise de documentação, entrevista e perfil dos candidatos. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva com cinco vagas. As entrevistas com os candidatos selecionados para a segunda fase acontecem no período de 29 a 30 de maio. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de maio no site oficial da EJUD, na aba Cursos.
Segundo o TJPI, podem se inscrever público interno (servidores e auxiliares da justiça dos quadros do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desde que ainda não tenham recebido treinamento para exercício da função de Mediador Judicial e seja portador de Diploma de Curso Superior, há pelo menos, 2 anos) e público externo (portador de Diploma de Curso Superior há, pelo menos, 2anos, desde que ainda não tenha recebido treinamento para exercício da função de Mediador Judicial).
O curso será realizado, exclusivamente, na modalidade presencial, com carga horária total de 100 horas-aula, subdividida em duas etapas: Módulo Teórico e Módulo Prático (Estágio Supervisionado).
Capacitação para o interior do Piauí
Promovido pela Escola Judiciária do Piauí (EJUD), a formação é uma parceria da Escola com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e tem como coordenadora do curso a juíza Lucicleide Pereira Belo. A primeira edição de 2023 foi realizada recentemente na sede da EJUD, em Teresina.
Para o diretor-geral da EJUD, desembargador José Ribamar Oliveira, é de extrema importância levar o curso de mediação e conciliação para comarcas do interior, para que assim, o TJPI como um todo se atualize com essas ferramentas fundamentais na pacificação de conflitos: “A EJUD contribui de forma fundamental para a formação e capacitação de profissionais que atuem também nos interiores, através de oportunidades como esta. Temos certeza que o curso será um sucesso e muito bem aproveitado pelos alunos selecionados”, pontuou.