Durante visita ao Grupo Meio, em Teresina, a presidenta da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e diretora do BNDES, Maria Fernanda Coelho, anunciou uma importante parceria com o Consórcio Nordeste, presidido pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles. Em entrevista ao Meio News, ela destacou o objetivo central do acordo: fortalecer as agências de fomento regionais e ampliar o acesso ao crédito para os estados nordestinos.
“Essa é uma parceria da ABDE, da Associação Brasileira de Desenvolvimento, com o Consórcio Nordeste, presidido pelo governador Rafael Fonteles. Vamos assinar um acordo de cooperação técnica que prevê o fortalecimento das agências de fomento”, afirmou Maria Fernanda em entrevista.
Segundo ela, essa iniciativa é uma das ações estratégicas que integram o programa de estímulo à nova indústria brasileira, que prevê investimentos de R$ 10 bilhões para a região, com foco na transição energética, na indústria farmacêutica e no setor automotivo.
A presidenta da ABDE lembrou que a associação reúne atualmente 34 instituições, entre bancos públicos, agências de fomento, cooperativas de crédito e bancos de desenvolvimento, que juntas representam mais de 45% do crédito de longo prazo no país, com uma carteira de financiamento superior a R$ 2 trilhões.
“O Piauí já teve um desempenho expressivo neste primeiro trimestre com o BNDES, com crescimento de 73% em relação ao mesmo período do ano passado. E a gente quer continuar crescendo”, ressaltou.
Ao comentar sobre as expectativas para sua gestão à frente da ABDE, Maria Fernanda enfatizou o compromisso de interiorizar ainda mais o crédito e garantir que os recursos cheguem a todos os perfis de empreendedores.
“Nossa expectativa agora nesses próximos dois anos é ampliar ainda mais o crédito para as micro, pequenas, médias e grandes empresas, para a população brasileira, em todas as regiões. Nós temos uma cobertura nacional, o que nos permite chegar em praticamente todas as cidades brasileiras”, afirmou.