Cultura
Carregue mais
Mais do que uma região voltada para o comércio, o Centro da capital piauiense, Teresina, é o coração da cidade, sendo um espaço que ecoa história, cultura e a vida de seus moradores. A área passou por inúmeras transformações ao longo dos anos e, aos 173 anos, se destaca como ponto de encontro e retrato vivo da capital.
Planejada para facilitar a mobilidade, a região preserva em sua arquitetura parte da memória da cidade. Hoje, milhares de pessoas circulam diariamente pelo Centro em busca de produtos a preços acessíveis, que vão de roupas e eletrônicos a artesanato e comida típica.
Noite de samba na praça Pedro II./Foto: Jéssica Machado
Ainda assim, a circulação de pessoas e a revitalização cultural de espaços que antes estavam, de certa forma, abandonados permanecem como pautas frequentes de discussão entre a sociedade civil e o poder público.
A necessidade de opções de lazer na noite da capital levou à criação de novos espaços de convivência, que buscam atrair não apenas consumidores, mas também turistas e famílias, resgatando o Centro como ponto de cultura e sociabilidade. Por isso, separamos alguns locais onde a população em geral pode vivenciar novas experiências.