1ª Feira de Universidades Internacionais instiga jovens a estudarem no exterior

Durante a ocasião ocorreu uma verdadeira imersão no mundo acadêmico.

1ª Feira de Universidades Internacionais instiga jovens a estudarem no exterior | Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os estudantes do ensino fundamental, médio ou nível superior e jovens piauienses, que sonham com a oportunidade de entrar em universidades renomadas do Brasil ou do exterior, presenciaram a 1° Feira de Universidades Internacionais do Piauí, a Great University Fair. O evento ocorreu nesta quinta-feira (07), das 14h às 20h, na Great International School. 

Pais e alunos participaram do evento./Foto: Jéssica Dayane

Durante a ocasião ocorreu uma verdadeira imersão no mundo acadêmico, os participantes tiveram acesso a palestras, bate-papos, networking e presença de palestrantes renomados com orientações valiosas sobre a educação internacional e os processos de admissões nas instituições mais disputadas do mundo.

Com isto, os estudantes puderam conhecer todas as universidades internacionais, conversar com representantes de instituições conceituadas, sanar dúvidas, obter dicas e orientações sobre valores, vistos, acomodação, passagem e muito mais. Além de falar com ex-intercambistas sobre as suas experiências.

As instituições realizaram palestras para os participantes./Foto: Jéssica Dayane

EVENTO IRÁ ACONTECER TODOS OS ANOS

Ao todo, 15 a 20 universidades foram representadas no evento. Armando Oliveira, Coordenador Pedagógico, afirmou que a feira é importante para que os alunos tenham acesso à informação sobre como acessar as universidades e como acessar bolsas de estudo. Segundo ele, ainda há uma grande dificuldade para os jovens terem acesso aos recursos por conta da questão financeira. 

Armando Oliveira, Coordenador pedagógico./Foto: Jéssica Dayane

“No caso, como a gente está com representantes das universidades aqui na nossa escola, os alunos podem falar diretamente com esses representantes, tirar dúvidas sobre formas de acesso, sobre bolsas, sobre hospedagem e como é viver em outro país, estudando, fazendo um intercâmbio, até mesmo fazendo uma pós-graduação”, esclareceu Armando.

O coordenador ainda ressaltou que a Great Internacional School pretende realizar a feira todos os anos. “Nós queremos realmente nos tornar o que já somos, um centro de referência em educação internacional do Piauí. Então a feira hoje que acontece é só a primeira e graças a Deus nós já conseguimos muitos alunos e muitos representantes”.

1ª Feira de Universidades Internacionais instiga jovens a estudarem no exterior./Foto: Jéssica Dayane

Conforme Armando, em média 500 pessoas passaram pela escola, que fica localizada na Avenida Nossa Senhora Fátima, zona Leste da cidade. O objetivo é que mais pessoas tenham conhecimento do projeto. “Acredito que nossa feira vai acabar se tornando uma referência no Nordeste”, disse.

EXPERIÊNCIAS NOVAS

Ana Miranda, estudante do 9º ano da Great, fez intercâmbio para a Nova Zelândia por cerca de um mês. Ela contou que foi uma experiência marcante e desafiadora, pois presenciou coisas diferentes do Brasil, como educação, moradia, pessoas e comida, mas que pretende realizar outro intercâmbio futuramente. 

"Gostei muito da iniciativa da escola, porque é algo que você pode ver, porque eu pretendo fazer intercâmbio na universidade que eu quero. Então, é algo muito importante para mim, que eu posso ver outras universidades que eu não conheço. Ver mais um pouco sobre a história delas, e se realmente tem uns cursos que eu quero”, afirmou a estudante.

Estudantes Ana Miranda e Mariá Alencar./Foto Jéssica Dayane

Com o anseio de estudar engenharia mecatrônica em Harvard, para Mariá Alencar, que também  foi para a Nova Zelândia, o sentimento não é diferente! “Foi muito interessante conhecer uma nova cultura, uma nova língua, novas tradições, novas coisas pra conhecer além de que eu consegui aprimorar o meu inglês, consegui fazer bastante amigos, que ajudaram no networking para futuramente se eu quiser fazer alguma coisa, eu já tenho um apoio lá!”, ressaltou a estudante.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES