Zona Sul de Teresina recebe revisão do Pré-Enem Seduc

Pré-Enem Seduc realiza revisões presenciais em Teresina e União no final de semana

Zona Sul da capital recebe revisão do Pré-Enem Seduc | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com a proximidade da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes têm à disposição o preparatório com revisões Pré-Enem Seduc, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com conteúdo didático e aulas exclusivas voltadas para o exame. Neste sábado (09), foi realizado o Pré-Enem Na Estrada da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), no Ceti João Henrique de Almeida, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina.

Marlene Lima da Silva, gerente da 19ª GRE, destaca que o dia foi especial para todas as escolas da zona Sul de Teresina. “Estamos felizes com esse projeto, com a revisão, com todos os professores, organizamos tudo com muito carinho e estamos de corações abertos para ajudar todos os nossos alunos nessa caminhada do Enem. Agradecemos ao governador Wellington Dias e ao secretário Ellen Gera pelo empenho em levar essa revisão a cada aluno de nossa região”, relata.

Foto: Divulgação

Os estudantes acompanharam as dicas e resoluções das questões nas áreas de Ciências Humanas, Física, Biologia, Linguagens, Química, Matemática e Redação, pelos professores Igo Tiago, Caio Breno, Tércio Câmara, Georgia Soares, Feijão, José Osmar e Francisco Rufino, respectivamente.

Geórgia Soares, professora de linguagem corporal (Educação Física), deu dicas de quais assuntos podem aparecer na prova deste ano. “Na reta final o mais importante é o estudante focar nos conteúdos que estão mais propensos a cair na prova. Dentro da educação física, o Enem tem proposto nos últimos anos o conteúdo sobre saúde e qualidade de vida, lutas, exercícios físicos, dança, jogos e no último ano ginástica. O Enem tem sempre o comportamento de trazer algo novo em conteúdo”, diz.

A nova liberação pelo Governo do Piauí para eventos públicos de até 500 (quinhentas) pessoas em ambientes abertos ou semiabertos permitirá ampliar a capacidade dos estudantes nas revisões presenciais. Os eventos seguem as orientações do decreto nº 20.036, que estabelece os protocolos e medidas sanitárias de enfrentamento à covid-19 no Estado.

Foto: Divulgação

A diretora de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, afirma que o Pré-Enem Na Estrada faz revisões de Parnaíba até Corrente levando muito conteúdo, mobilização de estudantes e aquela injeção de animo até o final.

“Já realizamos 12 grandes revisões nas GREs com o formato híbrido presencialmente e pelas plataformas do Canal Educação. Estamos também formando professores no projeto Redação Nota Mil. Vamos até o dia da prova com o grande Corujão da Vitória que este ano garantirá um maior número de estudantes assistindo presencialmente”, observa a diretora.

O secretário da Educação, Ellen Gera, compareceu ao evento e sentiu a energia emanada dos estudantes que dá forças para trabalhar no dia a dia pela educação.

“Na revisão presencial conversamos como os professores e reencontramos com nossos colegas. Nessa confiança é que o governador Wellington Dias tem colocado o Pré-Enem Seduc à disposição dos estudantes. Quanto ao passe livre, vamos dialogar com a prefeitura para garantir o transporte coletivo no dia da prova. Peço que todos os estudantes acreditem, pois 7 em cada 10 estudantes que ingressam no ensino superior no Piauí vem de escola pública”, finaliza o secretário.

Durante o evento, a professora do Pré-Enem Seduc Patrícia Lima foi homenageada. Patrícia era professora de Redação e faleceu este ano vítima da Covid-19.

Pré-Enem PPL (Para Pessoas Privadas de Liberdade)

Em 2021, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus), já realizou cinco revisões de preparação para os reeducandos.

Para atender os mais de mil detentos que estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade 2021 (Enem PPL), o cronograma de atividades segue até a data de realização do exame, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022.

Aconteceu também neste sábado mais uma revisão para as unidades prisionais. Os reeducandos da Casa de Custódia José Ribamar Leite tiveram o reforço pedagógico com as aulas nas áreas de Ciências Humanas por Thiago Ramos, Física com Caio Breno, Biologia por Tércio Câmara, Linguagens com Newton Neto, Química com Paulo Sérgio, Matemática com Márcio Jean e Redação com Francisco Rufino.

A professora Hildalene Pinheiro fala sobre a 2ª ação que o projeto desenvolve neste sábado em Teresina. As aulas preparatórias para a versão PPL do Exame.

“Hoje foi o início do Enem PPL em Teresina, já fizemos Campo Maior, São Raimundo Nonato e Esperantina. Ainda contaremos com mais uma edição na capital. Esse projeto é de suma importância, pois promove a inclusão social, a remissão penal e principalmente a ideia de que para devolver essas pessoas a sociedade é preciso dar um norte para o que elas vão fazer aqui fora. Com o Enem elas têm a possibilidade de ter uma carreira, apostar em um sonho e mudar de vida”, finaliza a professora.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES