XL Encontro de Folguedos iniciam com muita cultura popular

Os Folguedos 2016 ainda contam com a tenda Num se Pode.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Folclore, danças folclóricas,  documentário e manifestação da cultura popular -  é dessa maneira que se inicia o quadragésimo Festival Nacional de Folguedos. Sediado na Arena Olímpica do Albertão, na zona sul de Teresina, o evento foi aberto pelo governador do estado Wellington Dias. "Esse é o momento da manifestação da cultura popular do nosso Estado. A princípio, tive receio da receptividade sobre a mudança das datas, que já tinha se consolidado junto às festas juninas. É um momento de alegria ver que a população veio prestigiar esse evento, importante para o Piauí", disse o governador.

Para o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, a expectativa é de que o sucesso de público se assemelhe ao de 2015. "Descentralizamos o festival como forma de levar a cultura para mais próximo da população da zona sul, sediando em um local popular. Ao celebrarmos o evento no mês de agosto,  podemos dar mais destaque, uma vez que o mês de junho compete com outra tradição forte,  que são as festas juninas", o secretário explica.

Os Folguedos, que iniciaram nesta sexta-feira, dia 19, seguem até o dia 22 e contam, com diversos espaços culturais. No primeiro dia, o palco Bumba Meu Boi apresenta grupos de dança e apresentações culturais como o grupo afro Magia das Três Raças, os repentistas Os Raimundos, a escola de dança Lenir Argento, além do Reisado do Piauí, muitas apresentações do Bumba Meu Boi, da Capoeira Cordão de Ouro e Grupo Moara.

Para Rafael "Smith", de 31 anos, o estado ainda é carente de oportunidades para a manifestação cultural como os Folguedos.  Ele, que participa do evento através do Bumba Meu Boi desde seus 16 anos, considera a apresentação muito mais que uma dança.  "O Boi do Piauí ultrapassa a coreografia, nós contamos parte da nossa história através dessa manifestação.  O interesse da população pelp boi está morrendo aos poucos, precisamos de eventos como esse pelo menos umas três vezes por ano", ele declara.

Os Folguedos 2016 ainda contam com a tenda Num se Pode, com a exibição do documentário sobre os 40 anos do Encontro Nacional de Folguedos, Parque de Diversões Ciranda Cirandinha, artesanato Diga Meu Bem, a praça de alimentação Arrumadinho e concursos de Grafites. No palco Cabeça de Cuia, a população ainda pode se divertir com a Cantafa Gonzaguiana, Wando e Felipe, Fabricia e Banda, Kangas do Forró e Moleca 100 Vergonha, com a cobertura ao vivo da Rede Meio Norte e o Jornal Meio Norte.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES