Noite desta quinta-feira (19), o 6º e último voo programado da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros resgatados de Israel aterrissou no Rio de Janeiro. A aeronave trouxe 219 passageiros e pousou na Base Aérea do Galeão. Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas em 7 de outubro, um total de 1.135 brasileiros foram repatriados.
Nesse período, a FAB realizou 6 voos para resgatar brasileiros na região, marcando a conclusão da primeira fase da operação. O avião que chegou ao Rio partiu de Tel Aviv e fez uma jornada de cerca de 14 horas. Até o momento, 150 brasileiros ainda aguardam por um voo de resgate em Israel.
Com a redução na lista de espera, o Brasil planeja oferecer ajuda para repatriar estrangeiros de outros países da América do Sul, como Argentina e Paraguai. Além disso, o governo aguarda autorização do Egito para resgatar um grupo de brasileiros na Faixa de Gaza.
Um avião destinado a essa operação já pousou em um aeroporto egípcio no dia 18 de outubro, transportando itens de ajuda humanitária. Para aqueles que desejam deixar Israel, é necessário preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.