Com o fim das férias, os dias de dormir e acordar mais tarde também se vão. Porém, como fazer as crianças retomarem a rotina escolar? Para os pequenos, essa tarefa pode ser um pouco mais complicada.
A Consultora do Sono, Renata Federighi, dá algumas dicas para a criançada se adaptar com mais facilidade aos horários de volta às aulas. "Esse é um período de muita ansiedade e os estudantes tendem a dormir mal, o que dificulta no processo de readaptação. Alguns hábitos podem ajudar os pais e os filhos nessa época do ano", comenta a profissional.
Muitos pais tratam com pesar o fim das férias e chegam a considerar um castigo, o que faz com que os filhos associem esse período como algo ruim. "O ideal é que o assunto seja abordado de forma leve, focando no lado positivo, como o reencontro com os colegas", sugere Renata.
Outra dica é relembrar bons momentos do ano anterior, como as apresentações e passeios escolares e o que aprenderam no ano letivo. Isso vai aliviar a agitação e fazer com que a criança relaxe e durma mais tranquila.
Escolher o material escolar, arrumar o uniforme e etiquetar os cadernos. Esses são exemplos de atividades simples que os filhos podem dar aquela mãozinha e de quebra ainda deixá-los mais à vontade com o novo período letivo. "É um momento de ensinamento também, uma vez que estimula o senso de independência e organização", completa a consultora.
As regras ficam mais brandas quando a criançada está em casa, inclusive com a alimentação. Para a profissional, o cardápio também deve ser readequado com refeições saudáveis que garantam os níveis de energia e estimulem o bom descanso. "Refrigerantes e doces em excesso devem ser evitados quando se busca uma boa noite de descanso. Opte por refeições leves a noite e evite comer muito perto do horário de deitar. Esses cuidados vão melhorar a qualidade do sono", explica a profissional.
Além do mais, estimular atividades físicas nessa semana de volta às aulas é uma prática extremamente eficaz, uma vez que elas reduzem os níveis de estresse e melhoram a insônia.