O Volkswagen Lamando é uma das novidades mais esperadas do Salão de Chengdu, que teve suas portas abertas nesta terça-feira, na China. Apesar do nome pouco atraente, a proposta da empresa é superinteressante: o carro vai atuar lado a lado com o Jetta na China, tal como a dupla Passat e CC. No Brasil, ele substituiria o atual Jetta.
O nome é diferente e a dianteira e a traseira tem muito do que já é visto nos carros da Volkswagen, mas o Lamando se destaca mesmo é pelas linhas de perfil, com teto com caimento acentuado, misturando características de sedã e cupê. Ele foi desenvolvido sobre a plataforma modular MQB, a mesma do Golf. Não é à toa que ele compartilha com o hatch os retrovisores e os motores 1.4 TSI de 140cv e 2.0 TSI de 200cv.
Este compartilhamento de componentes é animador. O Jetta não vai bem nos Estados Unidos e na Europa, onde suas vendas estão caindo verticalmente. Com o Golf sendo fabricado na mesma fábrica do Jetta, no México, o Lamando poderia servir ao menos de base para a nova geração do Jetta, que tem lançamento está previsto para 2016.