A Volkswagen começará a produzir a nova geração do Golf no Brasil. O anúncio foi feito na tarde de hoje, em Brasília, pelo CEO da Volkswagen do Brasil e presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Thomas Schmall, ao lado da presidente Dilma Rousseff.
Serão investidos R$ 520 milhões par a ampliação fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR), cuja capacidade produtiva será aumentada em 20%. O anúncio da VW vem logo após a Audi ter comunicado que voltará a produzir no país, também na unidade do Paraná. De lá também sairá o Audi A3 Sedan, com quem o Golf compartilha a plataforma modular MQB.
O Golf nacional deve começar a sair da linha de produção em dois anos. O que quer dizer que já poderemos vê-lo rodando por aí no fim de 2015.
A montadora afirmou que pretende fabricar as versões com motores 1.4 turbo, 1.6 - ainda inédita por aqui - e também o GTI, com motor 2.0 turbo. Schmall inclusive disse que irá adaptar os propulsores à tecnologia flexfuel para equipar o modelo brasileiro. Sobre a decisão de produzir o hot hatch localmente, o executivo disse: " Os critérios do Inovar-Auto colaboraram para a agilidade da nova linha de produção no Brasil".
Com esse aporte, a Volkswagen irá investir de 2012 até 2016 o equivalente a R$ 9,2 bilhões no Brasil. Schmall afirmou que grande parte do investimento será destinado a ampliação da capacidade produtiva e para a introdução de novos modelos, principalmente modelos de entrada feitos sobre a mesmo plataforma.