Você tem livros em casa que já leu? Trocar por novos é uma ótima opção para continuar estimulando a leitura. Em Teresina, uma iniciativa da Infinito Cultural, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), vai possibilitar que livros já lidos sejam trocados gratuitamente por outros. De forma inovadora, “A Incrível Máquina de Livros" incentiva a leitura e a formação de leitores, atraindo a atenção do público pelo viés da fantasia e da imaginação.
O projeto funciona da seguinte forma: o participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na máquina e aperta um dos dois botões disponíveis: adulto ou infantil. Automaticamente aquele livro se transforma em outro livro, que o participante levará para casa e aproveitará sua nova leitura.
Cada pessoa pode levar até três exemplares e não são aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos. A expectativa é de mais de 500 trocas de livros por dia de ação.
A ação acontece nos dias no dia 02/11, das 09h às 16h; e nos dias 03 e 04/11, das 8h às 11:30 e das 13h às 17h, na Praça João Luís Ferreira, no centro de Teresina.
Nas edições anteriores, todas as expectativas foram superadas e a passagem da máquina pelas cidades foi um sucesso. “É uma sensação de dever cumprido. Quando olho para as pessoas que se locomovem de vários locais de suas cidades para virem até a máquina é a certeza que o projeto está no caminho certo. Ver a participação e engajamento de tantas pessoas é acreditar que projetos culturais trazem inúmeros benefícios à sociedade”, acredita Fauze, presidente da Infinito Cultural.
Protocolos sanitários
Todos os livros que entram e saem da máquina são higienizados, assim como a própria máquina e seus equipamentos. No local do evento, o uso de máscara e o distanciamento na fila são obrigatórios para os participantes, que terão à disposição totens com álcool em gel.
“Teremos a participação de alunos e professores de doze unidades de ensino da rede municipal de educação que terão a possibilidade de ampliar o acervo bibliográfico de suas escolas. A Secretaria também se dispôs a dar todo o suporte de infraestrutura para o projeto”, afirma a coordenadora de Projetos Especiais da Semec, professora Rita Veloso.