A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem que afeta as habilidades básicas de leitura e escrita. "A identificação é feita normalmente quando a criança inicia o processo de alfabetização na escola. É neste momento que podem ser identificadas aquelas que não conseguem acompanhar o ritmo dos outros alunos", explica Juliana Amorina, diretora-presidente do Instituto ABCD, organização sem fins lucrativos que trabalha desde 2009 para melhorar a vida de pessoas com dislexia.
Veja 5 curiosidades listadas pelo instituto, que disponibiliza em seu site uma série de materiais e informações sobre o transtorno, além de um aplicativo gratuito de reforço escolar.
1 - A dislexia acontece em um continuum. A manifestação e a intensidade dos sintomas variam em cada pessoa.
2 - A dislexia é uma condição neurobiológica hereditária. Entre 1/3 e 1/2 das crianças com dislexia têm um parente disléxico, mas que nem sempre é diagnosticado.
3 - Crianças com dislexia que praticam mais a associação entre sons e letras apresentam menos problemas de leituras nos anos seguintes.
4 - Os sinais da dislexia podem aparecer antes do período de alfabetização, como a dificuldade para nomear números e cores ou atraso para começar a falar.
5 - Há diferentes graus de dislexia, normalmente descritos com leve, moderada e severa. O grau de dislexia é geralmente categorizado baseado na severidade das dificuldades apresentadas.