A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e a Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC) estão promovendo desde o início do mês de maio a execução do projeto Criança Feliz com os filhos dos imigrantes venezuelanos que estão vivendo nos abrigos em Teresina. As informações são da Semcaspi.
O Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
“Os venezuelanos são atendidos por atividades pontuais. No primeiro encontro realizamos um trabalho sobre as competências da família para o cuidado com as crianças. Depois, realizamos uma ação mais recreativa, uma aproximação para possibilitar os novos encontros. Essas ações são importantes, pois fortalecem os vínculos familiares e estimulam o desenvolvimento infantil”, conclui Kânia Maria.
A gerente de Proteção Social Básica (GPSB), Kânia Maria de Sousa Brito, disse que aliada com a base familiar, o programa Criança Feliz é uma importante ferramenta que oferece meios para promoção do desenvolvimento integral das crianças entre zero a seis anos.
Atualmente, programa atende o grupo formado por cerca de 170 venezuelanos indígenas da etnia Warao que está distribuído em quatro abrigos, localizados nos bairros Poti Velho, Mocambinho, Km 07 e, mais recentemente, a Pastoral de Rua. Eles recebem kits de higiene pessoal, alimentação, limpeza e estão sendo atendidos pelas equipes do Programa Saúde da Família, das Unidades Básicas de Saúde dessas áreas.
Além do Criança Feliz, os imigrantes recebem atendimento psicossocial pelas equipes dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), atendimento recreativo com as crianças pelas equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e segurança com monitoramento da Guarda Civil Municipal de Teresina.