Um dos principais pontos turísticos da região norte do Piauí, a Barragem do Bezerro que fica em José de Freitas, à 48 km da capital Teresina, passará por algumas restrições para a preservação da bacia hídrica e seu entorno. Desta forma o acesso de qualquer veículo automotor na área destinada exclusivamente para o banho será proibido. A medida faz parte de uma ação do Ministério Público, representado neste município pelo Promotor de Justiça, Flávio Teixeira, Secretaria Estadual e Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar e a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí – Emgerpi.
Segundo o Promotor de Justiça, Flávio Teixeira, a ação vale para os dois lados da barragem e também para o paredão, desta ficará proibida a entrada de veículos para as margens da mesma. Todos os veículos terão que ficar estacionados por atrás das barracas, ficando permitido o acesso apenas de pessoas para a água e sua margem. O objetivo visa a preservação do ponto turístico que vem sofrendo com a invasão de veículos para o espaço reservado para os banhistas. O ponto turístico pode ser frequentado normalmente, sem o acesso de veículos para a água.
Segundo o portal Revista Opinião, com relação ao paredão da barragem, que está inclusive em obras, já está suspenso o tráfego de veículos automotores pelo local. Somente após a conclusão da obra, os técnicos e engenheiros responsáveis pela obra irão decidir pela liberação ou não do acesso para carros e motos no paredão. Carro de som (Paredões, paredinhas, qualquer tipo de som automotivo) também está sendo proibido no local.
Por enquanto o uso de transportes aquáticos, como lancha, moto aquática, entre outros também ficarão suspensos, até a chegada do período chuvoso, tornando a água corrente e evitando assim, a concentração de poluentes oriundos de combustíveis nas águas da Barragem. A fiscalização já teve início por parte da Polícia Militar, que está conscientizando a população sobre as novas medidas para o local.