O Vaticano pendurou nesta quinta-feira (4) na Basílica de São Pedro uma imagem de Carlo Acutis, jovem ítalo-britânico que será canonizado neste domingo (7). A cerimônia, conduzida pelo papa Leão XIV, marcará a proclamação do primeiro santo “millennial” da Igreja Católica.
Carlo morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Conhecido como “padroeiro da internet”, usava suas habilidades em informática para evangelizar e catalogar milagres.
O apelo entre os jovens
A mãe do futuro santo, Antonia Salzano, destacou em entrevista à Reuters que a força do filho está na simplicidade de sua vida.
“Carlo era uma criança comum, como as outras, brincava, tinha amigos e ia à escola. Mas sua qualidade extraordinária foi o fato de que abriu a porta do coração para Jesus e colocou Jesus em primeiro lugar na sua vida. Ele usou essa habilidade para espalhar a boa notícia, o Evangelho.”
Segundo ela, o exemplo de Carlo inspira os jovens a entenderem que “somos peregrinos neste mundo” e que existe uma vida além desta.
Milagres reconhecidos
O Vaticano reconhece dois milagres atribuídos a Acutis. O primeiro ocorreu em 2010, em Campo Grande (MS), quando uma criança teria sido curada após tocar em uma relíquia do jovem.
O padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião, recorda o episódio:
“A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois.”
O segundo milagre foi reconhecido em maio de 2024, o que abriu caminho para sua canonização.
Um legado digital e espiritual
Além da fé, Carlo tinha paixão por computadores. Ele criou um site para reunir relatos de milagres e evangelizar pela internet, conquistando o título de “padroeiro da internet”.
“Ele era um especialista em computação, lia livros de engenharia da computação e deixava todos maravilhados, mas colocava seu dom a serviço dos outros e o usava para ajudar seus amigos”, disse sua mãe.
Para o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, Carlo representa inspiração:
“Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo.”
A canonização
A cerimônia deste domingo será a primeira canonização conduzida pelo papa Leão XIV, eleito em maio após a morte do papa Francisco. Junto com Acutis, será canonizado também o italiano Pier Giorgio Frassati, conhecido por sua dedicação aos pobres.
O Vaticano ainda anunciou o lançamento de um selo especial com a imagem sorridente de Carlo, registrada durante uma excursão ao Monte Subasio, local ligado à tradição franciscana.