‘Vamos disciplinar uso de armas dos policiais’, diz Fábio Abreu

Secretário concedeu entrevista nesta quarta para Rádio Jornal MN

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O secretário estadual de segurança do Piauí, Fábio Abreu, concedeu entrevista nesta quarta-feira (17), ao programa Banca de Sapateiro, da Rádio Jornal Meio Norte (90.3 FM), destacou a ação da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), que reprime o tráfico de drogas no Piauí, que em três anos apreendeu mais de 20 toneladas de drogas e prendeu 1.522 traficantes.

“Esse dado nós tivemos a preocupação de apurar com todo cuidado e temos como afirmar a quantidade de entorpecentes apreendidos - 21,075 toneladas - então essa quantidade excessiva chega ao somatório de tudo que aconteceu em termo de apreensão e infelizmente essa quantidade de droga apreendida significa que  nós temos mercado consumidor para esse produto, o que é mais triste. Essa utilização de entorpecente é um problema muito sério no Piauí”, declarou.

Segundo Fábio Abreu, o objetivo da Secretaria de Segurança é buscar a causa da maioria dos problemas, e se for observado, o tráfico e o uso do entorpecente geram outros crimes e cria uma maior possibilidade de gerar a violência no Estado, por isso foi elaborado um plano para combater e enfrentar a apreensão de entorpecentes.

“Nós pretendemos ampliar essa ação. No próximo concurso de delegados, nós vamos compor a Delegacia de Entorpecentes, com 10 delegados para que a gente consiga fazer essa frente. Observamos também que no interior do Estado, praticamente em todos os municípios a droga está presente e vamos combater essa situação”, acrescentou.

Com relação a homicídios, o secretário afirmou que o Piauí tem alcançado uma média maior do que a meta estabelecida pelo Ministério da Justiça, que é de 5%, no que se refere a redução nos casos de homicídios. “O Piauí reduziu em 8%, apesar de o nosso objetivo ser de 10%, no mínimo, mas o primeiro semestre de 2017 não foi tão bom, mas a partir de julho nós conseguimos visualizar a queda de índices de homicídios”, declarou.

No que se refere aos episódios recentes envolvendo policiais desde abordagens, até o uso de armas nas horas de lazer e dias de folga, o secretário afirmou que está se reunido com todos as autoridades como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, para restringir o uso de armas e limites no uso desse armamento em festas e locais públicos nos momentos de folgas.

“Nós vamos disciplinar o uso da arma por parte do policial armado em festas nos seu momento de lazer. Vamos realizar essa reunião com todos esses órgãos nessa quinta-feira (18)”, complementou.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES