‘Vamos disciplinar uso de armas dos policiais’, diz Fábio Abreu

Secretário concedeu entrevista nesta quarta para Rádio Jornal MN

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual de segurança do Piauí, Fábio Abreu, concedeu entrevista nesta quarta-feira (17), ao programa Banca de Sapateiro, da Rádio Jornal Meio Norte (90.3 FM), destacou a ação da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), que reprime o tráfico de drogas no Piauí, que em três anos apreendeu mais de 20 toneladas de drogas e prendeu 1.522 traficantes.

“Esse dado nós tivemos a preocupação de apurar com todo cuidado e temos como afirmar a quantidade de entorpecentes apreendidos - 21,075 toneladas - então essa quantidade excessiva chega ao somatório de tudo que aconteceu em termo de apreensão e infelizmente essa quantidade de droga apreendida significa que  nós temos mercado consumidor para esse produto, o que é mais triste. Essa utilização de entorpecente é um problema muito sério no Piauí”, declarou.

Segundo Fábio Abreu, o objetivo da Secretaria de Segurança é buscar a causa da maioria dos problemas, e se for observado, o tráfico e o uso do entorpecente geram outros crimes e cria uma maior possibilidade de gerar a violência no Estado, por isso foi elaborado um plano para combater e enfrentar a apreensão de entorpecentes.

“Nós pretendemos ampliar essa ação. No próximo concurso de delegados, nós vamos compor a Delegacia de Entorpecentes, com 10 delegados para que a gente consiga fazer essa frente. Observamos também que no interior do Estado, praticamente em todos os municípios a droga está presente e vamos combater essa situação”, acrescentou.

Com relação a homicídios, o secretário afirmou que o Piauí tem alcançado uma média maior do que a meta estabelecida pelo Ministério da Justiça, que é de 5%, no que se refere a redução nos casos de homicídios. “O Piauí reduziu em 8%, apesar de o nosso objetivo ser de 10%, no mínimo, mas o primeiro semestre de 2017 não foi tão bom, mas a partir de julho nós conseguimos visualizar a queda de índices de homicídios”, declarou.

No que se refere aos episódios recentes envolvendo policiais desde abordagens, até o uso de armas nas horas de lazer e dias de folga, o secretário afirmou que está se reunido com todos as autoridades como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, para restringir o uso de armas e limites no uso desse armamento em festas e locais públicos nos momentos de folgas.

“Nós vamos disciplinar o uso da arma por parte do policial armado em festas nos seu momento de lazer. Vamos realizar essa reunião com todos esses órgãos nessa quinta-feira (18)”, complementou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES