Um total de 100 localidades participam neste sábado (19) do primeiro dia da etapa rural da campanha de vacinação antirrábica, que vai contemplar as zonas rurais Norte e Leste. A segunda etapa acontecerá dia 26, contemplando as zonas Sul e Sudeste.
Durante todo o dia, mais de 400 servidores da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estarão percorrendo as regiões. “Devido à distância entre as localidades, a logística da vacinação antirrábica na zona Rural é diferente da zona Urbana”, esclarece a gerente Oriana Bezerra. “Enquanto a etapa urbana trabalha com o estabelecimento de postos fixos, a rural é realizada por meio do deslocamento das equipes, que visitam as residências de cada localidade para a imunização dos animais”, explica a gerente.
Oriana Bezerra pede que, neste dia, os moradores das regiões deixem seus cães e gatos em casa para que possam ser vacinados. “É comum os animais serem criados soltos na zona rural e até mesmo acompanharem os donos em trabalhos na roça. Mas pedimos que neste dia eles os mantenham presos e com um responsável até que as equipes de vacinação cheguem”, lembra a gerente.
Na etapa urbana de vacinação contra a raiva foram vacinados um total de 120.433 cães e gatos, o que corresponde a 97% do total de 124.164 animais estimados para as zonas urbanas da capital. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que 80% do número total de animais deve ser imunizada.
O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.