A Universidade de São Paulo (USP) perdeu o posto de melhor universidade da América Latina no QS World University Rankings 2026: América Latina e Caribe, divulgado nesta quarta-feira (1º). A liderança agora pertence à Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC), que assumiu a primeira posição.
Apesar da queda, a USP manteve destaque na região, especialmente pela produção científica e pela colaboração internacional.
Brasil segue em destaque
Mesmo com a mudança no topo, o Brasil continua sendo o país mais representado no ranking. Ao todo, 130 universidades brasileiras foram listadas, 34 a mais que no ano passado. O número é quase o dobro do alcançado por México e Colômbia, que aparecem com 67 instituições cada.
“As universidades brasileiras dominam o ranking, com várias instituições constantemente entre as melhores. O desempenho excepcional em impacto e produtividade em pesquisa reforça a força acadêmica do país e seu papel de liderança no futuro do ensino superior na região”, afirmou Ben Sowter, vice-presidente sênior da QS.
Além da USP, outras universidades brasileiras aparecem entre as dez melhores da região. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa a 3ª posição, enquanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece em 5º. Já a Unesp divide a 6ª colocação com a Universidad de Chile.
veja o ranking
- Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC) – Chile
- Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
- Tecnológico de Monterrey – México
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
- Unesp (Brasil) e Universidade do Chile (Chile) – empate
- Universidade dos Andes – Colômbia
- Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) – México
- Universidade de Buenos Aires (UBA) – Argentina