ATUALIZADO ÀS 18H00
A Ursa Marsha, que ganhou novo nome, Rovena, e foi transferida de Teresina para o santuário Rancho dos Gnomos, localizado no interior de São Paulo, descansa em uma área ampla com bastante verde e temperatura amena.
Cinthia Lages, que está em cobertura jornalística mostrando o processo de transferência da Ursa Marsha, divulgou uma foto em que é possível ver o animal bastante tranquilo, descansando.
ATUALIZADO ÀS 12H00
Cinthia Lages mostra detalhes da chegada da Ursa Marsha em santuário
A jornalista Cinthia Lages, que está fazendo a cobertura jornalística da transferência da Ursa Marsha de Teresina para São Paulo, pela Rede Meio Norte, mostrou com exclusividade através de uma live no seu perfil na rede social Instagram, a chegada da ursa na manhã desse sábado (22), até o recinto construído exclusivamente para recebê-la, no santuário Rancho dos Gnomos, no interior de São Paulo.
Pelas imagens da jornalista, é possível ver uma área ampla com bastante verde, piscina com cascata, cachoeira, área livre e hibernação e muitos brinquedos para entreter e divertir a ursa. A reportagem completa vai ao ar na segunda-feira (24) nos programas da Rede Meio Norte. Confira as imagens:
Ursa Marsha chega ao santuário Rancho dos Gnomos, em São Paulo
O sofrimento da ursa Marsha, que estava abrigada no parque zoobotânico, em Teresina, finalmente chegou ao fim. O animal que visivelmente estava em situação de estresse por conta do forte calor da capital foi encaminhado ao santuário Rancho dos Gnomos, localizado no interior de São Paulo. A chegada da ursa no local ocorreu por volta das 3h da manhã desse sábado (22). O momento foi compartilhado nas redes sociais da ativista Luisa Mell, que estava bastante emocionada com a chegada da Marsha ao local que foi construindo exclusivamente para o animal. Ao chegar no Rancho dos Gnomos, Marsha foi batizada pelos funcionários do local e recebeu o nome de Rovena.
A ursa Marsha possui histórico de sofrimento. Após ser recolhida de um circo onde era vítima de maus- tratos, o animal de regiões frias e temperadas foi abrigado pelo estado do Piauí, que com muito esforço tentou dar as condições adequadas para a perfeita estada de Marsha. No entanto, o clima permanece como uma condição implacável.
"A viagem foi ótima!! Gente foi impressionante o comportamento dela! Lá no Piauí devido ao calor ela estava estressada, o tempo todo com a boca aberta... já no ar condicionado do avião e aqui no tempo mais fresco de SP se acalmou, dormiu durante a viagem!! Agora rumo a Joanópolis! Amanhã cedinho ela irá para o lindo recinto que o @institutoluisamell com a ajuda de vcs construiu!! Que emoção! Obrigada pelas lindas mensagens! Obrigada a população do Piaui por tanto carinho conosco e com a Marsha! A viagem foi ótima!! Gente foi impressionante o comportamento dela! Lá no Piauí devido ao calor@ela estava estressada, o tempo todo com a boca aberta... já no ar condicionado do avião e aqui no tempo mais fresco de SP se acalmou, dormiu durante a viagem!! Agora rumo a Joanópolis! Amanhã cedinho ela irá para o lindo recinto que o @institutoluisamell com a ajuda de vcs construiu!! Que emoção! Obrigada pelas lindas mensagens! Obrigada a população do Piaui por tanto carinho conosco e com a Marsha!", escreveu a ativista.
A megaoperação de resgate da Ursa Marsha do Parque Zoobotânico, em Teresina durou cerca de 3 horas. A operação de resgate da ursa contou com o apoio de 14 profissionais técnicos, que operacionalizaram o resgate em uma ação que durou cerca de três horas. Foram momentos de muita expectativa. Para que ela entrasse na jaula, foi preciso um silêncio total e foram usados cenoura e mel para atraí-la, uma essência de floral também foi utilizada para acalmar o animal.
A ursa foi do Piauí para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), onde de lá foi encaminhada para o Santuário dos Gnomos. Lá foram realizadas intervenções para receber a ursa.