A Unimed Teresina apoiou, no último domingo (8), a III Caminhada pela Valorização da Vida, realizada pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), em alusão ao Setembro Amarelo, mês em que são divulgadas campanhas de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.
A cooperativa de trabalho médico desenvolveu um quiz sobre “Saúde Mental: verdade ou mito?”, esclarecendo os participantes da Caminhada sobre sintomas de depressão e ansiedade.
A concentração iniciou em frente ao Edifício Euro Business, na zona Leste da capital, às 17h, de onde seguiu até o balão da Ponte da Primavera. O trajeto foi marcado pela cor amarela, com balões, camisetas e cartazes.
A psicóloga Marcela Araújo Lima Melo, do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) da Unimed Teresina, destacou que muitas pessoas passam a sensação de que ainda não têm muita informação sobre os temas relacionados ao suicídio.
“Muitas pessoas acreditam que é falta de Deus, ou é um ato de covardia, e acreditam que, quanto mais a gente fala, mais os casos de suicídio podem aumentar. E a gente está aqui mostrando o contrário. O quiz serve para passar orientações sobre como buscar ajuda, quais são os encaminhamentos, como a gente pode ajudar as pessoas próximas – não só o profissional de Psicologia ou Psiquiatria, mas todos podemos, sim, ajudar a salvar vidas, prestando atenção, orientando e oferecendo um ombro amigo” – explicou Marcela.