A alta representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Federica Mogherini, pediu neste sábado (20) ao Irã a libertação imediata do petroleiro britânico Stena Impero, retido no estreito de Ormuz, para evitar que aumente ainda mais a tensão na região.
"A captura de dois navios por parte das autoridades iranianas no estreito de Ormuz é causa de profunda preocupação", afirmou em comunicado uma porta-voz de Mogherini.
Segundo disse, "este acontecimento traz o risco de continuar agravando uma situação já tensa e dificulta o trabalho para encontrar uma maneira de resolver as atuais tensões".
O Stena Impero, com bandeira britânica e pertencente à empresa Stena Bulk, perdeu o contato com o seu operador ontem à tarde depois de receber o aviso de que várias embarcações não identificadas e um helicóptero se aproximavam do petroleiro.
Outro petroleiro, o Mesdar, de bandeira liberiana, conseguiu ontem restabelecer contato com o seu operador britânico e continuou sua viagem por Ormuz, após ter sido abordado por guardas armados iranianos.
"Pedimos a libertação imediata do navio e da sua tripulação, e que haja contenção para evitar mais tensões", insistiu Mogherini, que também ressaltou que "a liberdade de navegação deve ser respeitada o tempo todo".
Teerã relacionou a retenção do Stena Impero com a do petroleiro iraniano Grace I, capturado há mais de uma semana em Gibraltar sob a suspeita de que transportava petróleo para a Síria, violando sanções impostas pela UE.