O Departamento de Medicina Clínica da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) está com as inscrições ainda abertas para um curso de extensão intitulado "A Construção do Reino de Deus".
Com carga horária de 30 horas, as atividades são feitas em seminários e tiveram início em junho deste ano. A oferta do curso, com 220 vagas, está sendo feita no portal da UFRN, na plataforma Sigaa, que traz a "Lista de Cursos e Eventos de Extensão com Períodos de Inscrição Abertos". Foi o terceiro curso, desde 2019, que trata do "reino de Deus" como um dos temas.
Alunos reagiram nas redes em defesa do Estado Laico. “Isso é sério? A UFRN está virando uma igreja neopentecostal?”, comentou um estudante. “Num curso de Teologia, eu ja teria achado precária a justificativa (da disciplina), mas em um curso de medicina?”, pergunta outro aluno.
Um outro questionou ainda: “Cadê a UNE? a Universidade Federal do Rio Grande do Norte estar oferecendo a disciplina “Construção do Reino de Deus“. As aulas são ministradas pelo professor de medicina”.
“O artigo 19 da CF afirma que é vedado ao Estado fazer apologia ou coibir qualquer religião. Ou seja, a UFRN não poderia admitir esta disciplina, mas os gestores não respeitam a constituição Federal”, completou um internauta.
Nota da UFRN
“1. A Constituição Federal, no seu artigo 206, estabelece que o ensino será ministrado com base nos princípios da ‘liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, além do “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas’.
2. O evento foi aprovado pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e está inserido no contexto da disciplina optativa ‘Medicina, Saúde e Espiritualidade'”.
O coordenador
O professor Francisco das Chagas Rodrigues, psiquiatra e doutor em psicofarmacologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é o coordenador do curso.
Ele já ministrou outros na UFRN que tratavam sobre o reino de Deus. Em 2019, Rodrigues coordenou o curso “Reino de Deus – Construção Possível?”. No ano passado, foi a vez do “Reino de Deus, uma Utopia Social?”.
Rodrigues defendeu, em entrevista ao UOL, os cursos dados na UFRN. “Na minha condição de acadêmico e de psiquiatra, vejo a importância dos ensinamentos de Jesus para a construção de uma sociedade justa como de alternativa terapêutica na reestruturação dos pensamentos, contribuindo para o controle de transtornos mentais, como ansiedade e depressão”, disse ele, que segue a religião espírita.