A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), informou nesta quarta-feira (15), a suspensão das aulas presenciais, podendo ocorrer por meio do uso de tecnologias digitais.
A resolução ocorreu em função da greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Teresina que afetaram diretamente a ida dos estudantes aos polos de ensino da universidade.
Segundo a UFPI, a situação da greve impacta a comunidade discente quanto ao cumprimento das atividades acadêmicas do ensino de graduação. Já o período letivo 2022.2 dos cursos presenciais encerra no dia 3 de abril, portanto a 18 dias letivos para conclusão do calendário acadêmico 2022.
A universidade ainda destaca que as atividades acadêmicas de finalização do período (dos cursos presenciais de Teresina) poderão ocorrer por meio do uso de tecnologias digitais.
GREVE DOS ÔNIBUS
A greve dos motoristas e cobradores de ônibus entrou no terceiro dia nesta quarta-feira (15) em Teresina. Iniciada na última segunda (13), os trabalhadores protestam pelo pagamento do reajuste salarial da categoria.
O Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI) determinou a circulação de 100% da frota nos horários de pico, como no início da manhã, e 80% nos demais horários.
NOTA DA UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), considerando:
- a situação de greve do transporte coletivo de Teresina iniciada em 13/03/2023, que impacta na comunidade discente quanto ao cumprimento das atividades acadêmicas do ensino de graduação;
- o período letivo 2022.2 dos cursos presenciais, com término previsto para 03/04/2023, portanto a 18 dias letivos para conclusão do calendário acadêmico 2022;
- a Resolução CEPEX/UFPI n° 49, de 19 de abril de 2021, artigo 42.
Resolve que as atividades acadêmicas de finalização do período letivo 2022.2 (dos cursos presenciais de Teresina) poderão ocorrer por meio do uso de tecnologias digitais, em caráter extraordinário, conforme decisão do corpo docente, considerando as especificidades dos componentes curriculares administrados nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Piauí – UFPI.