O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), deu início ao processo de emissão das carteitas estudantis ano 2021. A solicitação é totalmente online e a entrega do documento será feita no endereço do estudante.
Para solicitar a carteira o discente acessa o site, preenche os dados da matrícula, com endereço atualizado, anexa 01 (uma foto) recente em fundo branco e realiza o pagamento. A coordenadora do DCE/UFPI, Thays Dias detalha que não é necessário que o aluno se desloque até a sede do diretório na Ufpi para pegar a carteira.
"É tudo online e não é muito difícil, é possível fazer até do celular. Após o preenchimento dos dados e o pagamento faremos a emissão do documento que será entregue na própria casa do estudante. O valor da carteira custa R$ 15,75 no total: 13,25 (carteira) + 2,50 (Taxa de entrega). É importante que o campo de endereço seja preenchido com muita atenção e com um ponto de referência", explica.
O reajuste foi aprovado com os centros acadêmicos mediante a inslusão da taxa de envio que será feita por uma empresa de entregas.
O documento estudantil tem validade até março de 2022, segundo diz a Lei 2.933, é válido por um ano em todo território nacional. Tem direito ao benefício da gratuidade os estudantes de ensino superior e tecnológicos matriculados no período regular vigente.
Os acadêmicos que não receberam as carteiras em 2020 não precisam pagar novamente. "Quem solicitou a carteira ano passado e não recebeu, pedimos apenas que refaçam o cadastro novamente, coloque o código da transação da carteira de 2020 que iremos confeccionar a nova carteira deste ano para aquele acadêmico sem nenhum custo", observa Thays Dias.
Dados do DCE mostram que mais de 50% do alunado da Ufpi pega no mínimo dois ônibus para ir até os campi da instituição.
Suspensão
A suspensão das carteiras ocorreu desde o início da pandemia, em março de 2020, com as aulas remotas e em recomendação as normas de decreto do Governo Estado e de regimentos da própria instituição.