Em 16 de março comemora-se o dia do Ouvidor, profissional responsável por ouvir e gerenciar dúvidas, reclamações, queixas e, também, por receber sugestões dos cidadãos. Os serviços de Ouvidoria foram regulamentados em 2009 pelo Governo Federal, que tornou o serviço obrigatório em diversos órgãos e entidades.
"Atendemos a comunidade pessoalmente, por telefone ou por email - através do link disponível na página da UFPI na internet", explica Maryneves Saraiva, ouvidora-geral da UFPI.
São atendidos pela Ouvidoria da UFPI servidores técnicos, administrativos, discentes, docentes e a comunidade em geral que busca muitas informações sobre a Universidade. No ano de 2009 a Ouvidoria recebeu cerca de 800 consultas por email, além dos contatos por telefone e pessoalmente.
"As dúvidas mais freqüentes estão relacionadas à Copese (Comissão Permanente de Seleção), a DAA (Divisão de Assuntos Acadêmicos) e a CAAP (Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico), principalmente em períodos de concurso, início e término de período e vestibulares", enfatiza Maryneves.
Após receber as solicitações a Ouvidoria encaminha para o setor responsável, via email ou através de memorando impresso, para que sejam tomadas as devidas providências. Cerca de três dias depois o setor dá um retorno para a Ouvidoria que entra em contato com o solicitante.
A Ouvidoria da UFPI funciona no Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, no Bloco SG-07, mas atende também através do email ouvidoria@ufpi.br e pelo telefone 3237-2104.