O Piauí se prepara para receber a 70ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) em formato de evento-teste, entre os dias 5 e 12 de dezembro. Presencialmente, só serão permitidas até 5 mil pessoas no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, onde acontece o evento.
Para não deixar o grande público fora da semana de shows musicais, leilões e concursos de animais, a Rede Meio Norte (Canal 7) irá fazer a cobertura da programação completa dos oito dias da maior feira de agropecuária do Norte e Nordeste do Brasil.
As exibições terão a apresentação de Liana Paiva e demais repórteres diretamente do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. "A emissora vai mostrar todo esse grande evento pela manhã, tarde e noite. Vamos transmitir, de forma pulverizada, os principais destaques com reportagens e flashes ao vivo diretamente do local do evento", completa Marcos Monturil, diretor de Jornalismo da Rede Meio Norte.
A cobertura completa já começa na manhã do primeiro dia e vai até o final da programação. A partir das 7h, a tradicional cavalgada aparece na tela do Canal 7. De casa, os telespectadores irão contemplar o trajeto do Balão do São Cristóvão, na zona Leste de Teresina, até o Parque de Exposições.
Outra exibição de destaque ocorre no dia 11 de dezembro. Das 20h às 1h da manhã do dia 12, a TV Meio Norte apresenta um especial da Expoapi com a seleção de melhores shows, leilões e acontecimentos da 70ª edição do evento.
O presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, explica que a Expoapi, além de movimentar a economia do estado, estimula o empreendedorismo na área do turismo, artesanato, cultura e agropecuária. “A expectativa é bastante positiva, teremos grandes atrações nacionais, além disso reuniremos o melhor da pecuária e agricultura do piauí e outras regiões do país”, enfatizou.
Expoapi
A edição comemorativa de 70 anos da Expoapi é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), Secretaria do Turismo do Estado do Piauí e APCZ, com o apoio da Prefeitura de Teresina, Sebrae e Senar.
O evento vai contar com grandes shows musicais, vaquejadas, leilões, concurso de animais, venda de equipamentos, espaço para alimentação e muito mais.
Segundo a APCZ, a Expoapi de 2021 terá 600 expositores das diversas raças com 6 mil animais. A expectativa de faturamento é de R$ 30 milhões com a venda de animais, contratos com agências financeiras e venda de máquinas e equipamentos agrícolas.