Cinthia Lages
Especial para o +Mais
Destino número 1 do Brasil em viagens de negócios e terceiro, no ranking geral, São Paulo montou um programa de governo para atrair outro perfil de turista para o estado: aqueles que viajam a lazer, sozinhos, com amigos ou com a família, três demandas mais fortes turismo internacional. Esse é o objetivo da participação do estado na Fitur, Feira de Turismo Internacional, que acontece em Madrid até o dia 26.
A FITUR é o ponto de encontro global para profissionais de turismo e a principal feira para os mercados receptivos e de saída da América Latina com mais de 10 empresas expositoras de 165 países. É a primeira vez que São Paulo tem um stand próprio, localizado no hall das Américas.
Crédito: Cinthia Lages
A divulgação do estado como um destino de lazer é baseada em informações desconhecidas pela maioria dos turistas, incluindo brasileiros: 622 km de praias, uma área de 6.450 km2 de Mata Atlântica e 100 parques. Uma parte do que São Paulo tem a oferecer para um perfil turístico que vem aumentando. De 2014 a 2018, o percentual de turistas internacionais que viajam por causa da “Natureza, ecoturismo e aventuras “cresceu de 23% para 28%, segundo relatório da Organização Mundial de Turismo. A busca de sol e de praia continua sendo a maior motivação dos viajantes. Uma em cada quatro pessoas faz uma viagem internacional por causa dessas atrações.
Além da oferta de atrações que se encaixam nesse perfil, o estado também oferece infraestrutura hoteleira, aérea e rodoviária, o que é um diferencial em relação a outros destinos brasileiros. Na avaliação do secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, a Fitur é uma oportunidade para dar visibilidade ao estado como destino turístico escolhido por viajantes dos mais diferentes países. Para tanto, o governo melhora a infraestrutura dos aeroportos e busca aumentar o número de voos.
Crédito: Cinthia Lages
Somente para a Espanha, são 23 voos semanais entre Madrid e Guarulhos. Como resultado do programa de atração de turistas, companhias já estão oferecendo paradas gratuitas na capital para os passageiros em conexões e, durante a Feira, a Latam dá descontos de 10% para quem quer viajar a partir de Madrid até junho, válido para os visitantes da Feira.
Em 2018, foram realizadas 17 milhões de viagens internacionais por espanhóis. Dessas, 147 mil viagens foram para o Brasil, ou uma participação de 0,86% no mercado internacional da Espanha.
Ranking dos países mais visitados e quanto o turismo gera para o país
1 - França 89,4 milhões / U$6,5 bilhões
2 - Espanha 82,8 milhões / U$ 81,5 bilhões
3 - Estados Unidos 79,5 milhões / U$ 214,5 bilhões
4 - China 62,9
Milhões / U$ 49,48
Brasil - 6,6 milhões/ U$ 5,9 bilhões
Até o Iran recebe mais: 7,3 milhões de visitantes
Dados OMT 2018