Durante os dias de festival de Inverno de Pedro II, os principais atrativos da região recebem um maior fluxo de turistas no município. A Cidade Imperial, traz uma variada gama de opções que vão desde as cachoeiras, sítios arqueológicos, o rico artesanato, as reconhecidas opalas e muitos outros.
Para o secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, a riqueza de Pedro II está presente em tudo que a cidade possui. "Quando chegamos no Centro Histórico da cidade, sentimos o quanto Pedro II é diferenciada, o artesanato em fios de algodão é uma tradição muito forte. Somando isso com as belezas naturais, não tem como não se apaixonar. O Morro do Gritador é fascinante e ano passado fizemos a sinalização do local que é bastante frequentado", frisa o gestor.
Um grupo de amigos de Teresina, pela terceira vez, participam do Festival que já está em sua 14ª edição e aproveitam para apreciar as belezas, entre elas, o Mirante do Gritador, situado a uma altitude de 729 metros do nível do mar. "Já fomos em cachoeiras e mais uma vez viemos ao Gritador. É lindo demais, uma paisagem exuberante e que enche nossos olhos", ressalta empolgada a funcionária pública, Elane Ferreira.
O casal Junior Fernandes e Liliane Batista aproveitaram a visita a Pedro II para conhecer o Sítio Buritinho. No local, existe um engenho e uma casa de farinha onde é possível acompanhar todo processo de feitura dos produtos à base de cana e mandioca, respectivamente. "Já fomos no Museu da Roça, Morro do Gritador, cachoeiras, centro histórico e amamos. Tudo muito rico e, hoje, viemos olhar de perto o processo da farinhada. Me trouxe muitas lembranças boas. Estou amando", disse a pedagoga.
Uma equipe da Setur se encontra em Pedro II para a entrega de guias de bolso, programação do festival, além de prestar informações turísticas e apresentar o guia Piauí Destinos. A equipe permanece até o dia 18, data de encerramento do Festival de Inverno.