Tubarão fêmea rara grávida é registrada pela primeira vez no mundo

Esta espécie foi descoberta encalhada e sem vida, acompanhada por sete filhotes.

Tubarão fêmea rara é achada morta e grávida com 7 filhotes | NMP Zoology Division
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A organização Marine Wildlife Watch das Filipinas compartilhou um evento histórico em suas redes sociais! No dia 14 de novembro, cientistas documentaram a presença de uma tubarão-boca-grande fêmea grávida. Esta espécie rara, identificada cientificamente como Megachasma pelagios, foi descoberta encalhada e sem vida, acompanhada por sete filhotes, na localidade de Dipaculao, em Aurora, nas Filipinas.

O registro do caso é o primeiro no mundo! Conforme o National Museum of the Philippines (Museu Nacional das Filipinas), o tubarão tinha em média 5,6 metros de comprimento. A necropsia foi realizada na mãe tubarão e em um de seus filhotes pela Dra. Princess Ann Tayag, Vet II da Unidade de Pesca e Quarentena do BFAR III, com a supervisão do Dr. AA Yaptinchay do Marine Wildlife Watch das Filipinas (MWWP) por meio de chamada de vídeo de Manila. 

O Museu informou que os tubarões examinados foram posteriormente enterrados para recuperação futura. Enquanto isso, em coordenação com o Dr. Nico Jose Leander do BFAR III-RFRDC, por meio da Dra. Jo Marie Acebes da Balyena.org, os 6 filhotes restantes do tubarão boca-grande foram transportados para o museu para uma examinação mais detalhada e processamento.

Segundo ele, as amostras serão fixadas e preservadas para pesquisas e estudos futuros, onde farão parte das coleções de referência da NMP e de exposições futuras. O tubarão-boca-grande, revelado ao mundo somente em 1976, é a menor entre as três espécies de tubarões filtradores, compreendendo os imponentes tubarões-baleia e os majestosos tubarões-peregrinos. Caracterizando-se por sua boca extraordinariamente ampla, a qual inspira seu nome.

As Filipinas são um dos habitats mais importantes para esta espécie, classificando-se como o segundo lugar global, logo após Taiwan, com o maior número de registros dessa espécie. No entanto, a triste realidade é que a maioria dos registros nas Filipinas é resultado de encalhes e capturas acidentais em redes de pesca, levando à morte desses majestosos animais.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES