A Vara do Trabalho de São Raimundo Nonato e a 2ª Vara do Trabalho de Teresina ocupam, respectivamente, o 1ª e o 2º lugar no Índice Nacional de Gestão de Desempenho. O último relatório foi feito com base nos dados de janeiro a dezembro de 2022.
O iGEST leva em conta indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho e à estrutura de magistrados e servidores. O relatório é elaborado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho no Brasil.
Além das duas varas que ocupam os dois primeiros lugares, o TRT-PI apresenta mais oito unidades judiciais do primeiro grau no grupo das 25% melhores VTs do Brasil. Em 2022, foram analisadas 1.568 unidades judiciais.
Para o presidente do TRT-PI, desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha, o desempenho das Varas Trabalhistas piauienses reflete o trabalho de magistrados e servidores. “As VTs piauienses vêm obtendo resultados expressivos e importantes nos últimos anos. Isso é resultado da dedicação e do trabalho em conjunto de magistrados e servidores. Os principais beneficiados desse resultado são aqueles que buscam a Justiça do Trabalho no Piauí”, afirmou.
O secretário de governança e gestão estratégica, Anchieta Araújo, lembrou que o resultado é reflexo do trabalho de planejamento de cada uma das unidades judiciais. "O papel desempenhado pelos gestores das varas é fundamental para o bom funcionamento e o alcance de resultados positivos. Além disso, o Tribunal tem promovido projetos que contribuem para que as varas obtenham resultados expressivos no iGEST”, disse.
Os indicadores do iGEST estão padronizados em um intervalo que varia entre zero e um. Quanto mais próximo de zero, mais satisfatório é o desempenho da Vara.