Três barragens do Piauí alcançaram 100% de sua capacidade

Diante do período chuvoso, a atenção dada aos níveis dos açudes e capacidades de barragens é monitorada diariamente.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nos últimos meses, o Piauí tem sofrido os fortes impactos das chuvas, e com isso os níveis de água em reservatórios e açudes têm atingido dados alarmantes. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em lista divulgada sobre a situação dos açudes, o Caldeirão, localizado no município de Piripiri, havia chegado em 100% da sua capacidade de armazenamento. Diante do período chuvoso, a atenção dada aos níveis dos açudes e capacidades de barragens é monitorada diariamente.

Dentre as 11 barragens sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), três já alcançaram 100% de sua capacidade em 2019. As barragens de Mesa de Pedra, localizada no município de Valença do Piauí, Emparedado, em Campo Maior, e inclusive a barragem de Piracuruca, a que tem maior capacidade de armazenar água, dentre essas três. As chuvas têm sido mais intensas na região Centro (Norte), enquanto os reservatórios da região Sul do Estado continuam com o baixo volume de água. Como exemplo, a barragem de Petrônio Portela, localizada em São Raimundo Nonato, e a barragem Algodões II estão com menos de 50% de sua capacidade, apresentando um dado crítico diante da época mais chuvosa do ano.

Segundo Geraldo Magela, diretor-geral do Idepi, o monitoramento das barragens é feito por vistorias técnicas de engenheiros do Instituto. “Neste período de intensidade de chuvas, nós fazemos mais rotineiramente e diminuímos e espaçamento entre uma visita e outra”, explica, ao complementar que todas as barragens estão sendo fiscalizadas e apresentam situação estável.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES