Tremor de terra de magnitude 1,8 assusta moradores de Canindé, no Ceará

Segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um morador relatou ter se assustado com a força do tremor, que, segundo ele, fez balançar o alpendre de sua residência.

Tremor de terra é registrado em Canindé | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A cidade de Canindé, localizada a 115 km de Fortaleza (CE), registrou um tremor de terra de magnitude preliminar 1,8 na noite de quinta-feira (10). Segundo o  Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um morador relatou ter se assustado com a força do tremor, que, segundo ele, fez balançar o alpendre de sua residência.

Este é o quinto tremor de terra registrado na região em uma semana: o primeiro aconteceu domingo (6), com magnitude preliminar calculada em 1,9. Dois eventos ocorreram na segunda-feira (7), de magnitudes preliminares 1,7 e 1,4. Na terça-feira (8), outro de magnitude 1,6.

Segundo o Laboratório Sismológico da UFRN todas as informações sobre os tremores de terra recentes foram repassadas para a Defesa Civil do município de Canindé e segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real.

Cidade de Canindé (CE) registrou 5 tremores de terra nos últimos quatro dias | FOTO: Divulgação

Causa dos tremores

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Desde 2008, a atividade sísmica da região é monitorada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O mais forte tremor registrado na região foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4,3. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.

Com informações do g1

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES