TRE-RS perde 500 urnas eletrônicas e não descarta adiar eleição municipal

O estado tem 29 mil urnas para atender 27 mil seções eleitorais. O local armazena, portanto, quase 52% das urnas do RS

Área alagada em Porto Alegre e urna eletrônica | Fotos: Prefeitura do Município de Porto Alegre e Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) já registrou 500 urnas eletrônicas perdidas em decorrência das enchentes que atingem o estado desde o fim de abril. Há ainda um depósito em Porto Alegre que guarda outras 15 mil urnas. O prédio está inacessível e também não há energia elétrica para checagem por câmeras. Portanto, não se tem informação sobre a situação daqueles equipamentos.

MUDANÇA DA DATA NÃO É DESCARTADA

O estado tem 29 mil urnas para atender 27 mil seções eleitoraisO local armazena, portanto, quase 52% das urnas do RS. Ainda não há levantamento preciso sobre a extensão dos danos para avaliar a quantidade de alterações necessárias para as eleições municipais marcadas para 6 de outubro. A possibilidade de mudança dessa data não é descartada --eventual alteração passaria pelo Congresso Nacional, já que o calendário eleitoral é previsto em lei.

"Nós estamos cumprindo todos os prazos previstos na legislação e procurando nos organizar para que as eleições sejam efetivamente realizadas em outubro. Mas, evidentemente, em razão da situação calamitosa no estado, a alteração não está descartada", diz a presidente do tribunal, Desa Vanderlei Kubiack.

SEDE DO TRE EM PORTO ALEGRE FOI ALAGADA

O estado tem 165 zonas eleitorais. Muitas seções eleitorais podem ter deixado de existir. As zonas são os distritos, e cada um deles é gerenciado por um cartório eleitoral. Já as seções são os locais de votação, muitas vezes montadas em escolas públicas.

Ruas do centro histórico de Porto Alegre, na capital gaúcha, alagadas após enchente - Divulgação/Giulian Serafim/Prefeitura do Município de Porto Alegre 

A sede do TRE-RS, localizada no centro histórico de Porto Alegre, foi alagada e também não há conhecimento ainda da dimensão dos danos. A central de atendimento ao eleitor fica no térreo do prédio e está submersa. O edifício tem 15 andares e também abriga dez cartórios eleitorais, que não foram atingidos porque estão em pisos mais altos.

(Com informações da FolhaPress)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES