TRE-RJ barra candidatura de Garotinho ao governo do Rio de Janeiro

O registro de sua candidatura foi indeferido por unanimidade

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A candidatura do ex-governador Anthony Garotinho (PRP) foi barrada pelo TRE-RJ nesta quinta-feira (6). O registro de sua candidatura ao governo do Rio foi indeferido por unanimidade por um colegiado do TRE.

Ele ainda pode recorrer da decisão e continuar fazendo campanha enquanto os recursos não são julgados.

"Eu já imaginava o resultado porque as decisões do TRE têm sido políticas. Pelo menos, houve um mal menor: foi rejeitada a proposta do MP de proibir que eu faça campanha enquanto eu recorro ao TSE, o que farei nas próximas horas. A campanha continua firme, forte e vitoriosa", afirmou Garotinho em nota divulgada por sua assessoria de imprensa 

A decisão de indeferir a candidatura foi baseada no fato de Garotinho ter sido com condenado em julho por improbidade administrativa pela 15ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Rio.

Segundo a Justiça, ele desviou R$ 234 milhões da saúde do estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2005 e 2006, quando era secretário de governo. A governadora na época era sua mulher, Rosinha Matheus.

A condenação diz que ele cometeu ato doloso de improbidade administrativa com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiro.

Ao comentar a decisão na quarta-feira (5), o candidato negou ter cometido qualquer irregularidade quando era secretário de governo. Ele afirmou que suas ações se limitaram a tentar reduzir a terceirização de serviços na área da saúde e que não houve enriquecimento ilícito dele ou de terceiros.

Garotinho tinha uma segunda condenação em segunda instância, anunciada na última terça-feira (4) pelo TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2 Região). O órgão confirmou uma condenação por formação de quadrilha determinada pela Justiça de primeira instância há oito anos.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES