Tragédia em Vinhedo: primeiro acidente com avião comercial no Brasil desde 2007

O último grande caso no país foi o da TAM, em que 199 pessoas morreram após a aeronave chocar-se contra um prédio no pouso

Tragédia em Vinhedo: primeiro acidente com avião comercial no Brasil desde 2007 | Fotos: Isabela Noronha/G1 e Claudia Vitorino/ Arquivo pessoal
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O acidente desta sexta-feira (9), que resultou na morte de 62 pessoas a bordo de um voo da VoePass, é o primeiro envolvendo um avião comercial no Brasil desde 2007, quando uma aeronave da TAM caiu ao lado do Aeroporto de Congonhas. Desde então, passaram-se 17 anos sem acidentes envolvendo empresas comerciais no país. 

DESASTRE DE 2007 COM O AVIÃO DA TAM

O acidente mais recente é o primeiro desde o desastre de 2007 com o voo JJ-3054 da TAM. Naquele incidente, o avião não conseguiu frear ao final da pista de pouso, atravessou a via e colidiu com um prédio da TAM Express ao lado do Aeroporto de Congonhas. Com 199 mortes – 181 passageiros, 6 tripulantes e 12 pessoas em solo – foi o acidente mais mortal da história da aviação brasileira.

Acidente com avião da TAM em 2007 em Congonhas — Foto: Isabela Noronha/G1

O Airbus A320, que partiu de Porto Alegre com destino a São Paulo, derrapou na pista ao chegar e cruzou a Avenida Washington Luiz antes de colidir com o prédio de cargas. Entre os vários fatores contribuintes, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) destacou o posicionamento incorreto de uma das manetes de potência e a pista escorregadia como principais causas da tragédia.

SOBRE O ACIDENTE COM O AVIÃO DA VOEPASS

O avião, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), perdeu a sustentação e acabou caindo no interior de São Paulo. A empresa informou que estavam a bordo 58 passageiros e 4 tripulantes, e a prefeitura de Valinhos confirmou que não há sobreviventes.

A Voepass Linhas Aéreas informou que as vítimas estavam a bordo de um avião turboélice modelo ATR-72, que decolou de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente", informou a companhia.

ANAC LAMENTA O ACIDENTE

Conforme o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu perto de uma residência ocupada, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. Veja abaixo o vídeo que mostra o avião caindo. 

Foto mostra local da queda em Vinhedo | Foto: Claudia Vitorino/ Arquivo pessoal 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) expressou pesar pelo acidente e informou que vai acompanhar "a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, além de tomar as providências necessárias para averiguar a situação da aeronave e dos tripulantes".

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES