A queda de um avião que matou 62 pessoas em Vinhedo, em São Paulo, repercutiu na imprensa internacional nesta sexta-feira (09). "Tragédia aérea" e "acidente explosivo" foram alguns dos termos utilizados por jornais ao redor do mundo para caracterizar o incidente.
O avião saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos em São Paulo. A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, localizados em São Paulo, estão a caminho para realizar a "ação Inicial da ocorrência".
confira como jornais pelo mundo noticiaram o acidente
Clarín, Argentina:
"Tragédia aérea no Brasil". Essa foi a descrição que o jornal argentino "Clarín" deu para o acidente nesta sexta. O jornal colocou na reportagem um dos vídeos da queda que circulam nas redes sociais e informou que o presidente Lula afirmou que todos os 62 passageiros morreram no acidente.
Washington Post, EUA:
Reportagem do jornal The Washington Post, dos EUA, sobre a queda de avião em Vinhedo em 9 de agosto de 2024. — Foto: Reprodução/The Washington Post
O jornal estadunidense "The Washington Post" chamou o caso de "acidente explosivo". O veículo de comunicação destacou que o presidente Lula pediu um minuto de silêncio ao público durante coletiva em que falou sobre o acidente.
BBC, Reino Unido:
O jornal britânico "BBC" repercutiu o acidente como: "Queda de avião em São Paulo, no Brasil, mata 62 pessoas a bordo". O jornal também destacou que o avião era bimotor e que vídeos circulando nas redes sociais mostram o momento em que a aeronave faz uma espiral no ar enquanto cai.
The New York Times, EUA:
Reportagem do jornal The New York Times, dos EUA, sobre a queda de avião em Vinhedo em 9 de agosto de 2024. — Foto: Reprodução/The New York Times
O jornal americano "The New York Times" também repercutiu a queda do avião em Vinhedo e destacou que as causas do acidente ainda são desconhecidas.Mirror, Reino Unido:
Reportagem do jornal Mirror, do Reino Unido, sobre a queda de avião em Vinhedo em 9 de agosto de 2024. — Foto: Reprodução/Mirro
O jornal "Mirror", do Reino Unido, chamou de "horror" o acidente aéreo com o avião da Voepass. A reportagem também comenta que vídeos da tragédia "mostram uma grande área em chamas e fumaça saindo do que se acredita ser a fuselagem de um avião", que caiu rapidamente do céu.
The Guardian, Reino Unido:
Reportagem do jornal The Guardian, do Reino Unido, sobre a queda de avião em Vinhedo em 9 de agosto de 2024. — Foto: Reprodução/The Guardian
O jornal "The Guardian", do Reino Unido, noticiou a queda do avião dizendo que as equipes estão no local do acidente e que o modelo do avião é um turboélice modelo ATR-72, segundo a Voepass Linhas Aéreas, companhia aérea dona da aeronave.El País, Espanha:
O jornal espanhol "El País" destacou que o avião caiu nos arredores da cidade de São Paulo e que os bombeiros estão no local.