Tóquio registrou 4.058 novos casos de Covid-19 em úm único dia, mais um recorde de casos na cidade que recebe os Jogos Olímpicos.
Na última quinta-feira (29), o Japão tinha registrado 9.675 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford. Até então, o país nunca tinha confirmado mais de 8 mil infectados em um único dia. Naquele mesmo dia, a capital Tóquio anunciou um recorde de 3.865 infecções, uma alta de 23,5% em relação aos 3.177 casos do dia anterior.
Na sexta-feira (30), o Japão colocou mais quatro regiões do país em estado de emergência devido à piora da pandemia no país. A medida terá efeito a partir da próxima segunda-feira (2) até 31 de agosto em Osaka, Chiba, Kanagawa e Saitama — esta última, uma das subsedes do futebol nestes Jogos Olímpicos. A capital Tóquio já estava nesse patamar emergencial desde o começo de julho, e assim ficará até o fim de agosto.
Entre as medidas adotadas neste período estão: a restrição do funcionamento de bares e restaurantes, proibição da venda de bebidas alcoólicas e recomendação ao trabalho remoto.
Casos de Covid-19 nos Jogos Olímpicos
Apesar do aumento registrado pelas autoridades japonesas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os organizadores das Olimpíadas de Tóquio declaram que os Jogos Olímpicos não estão impactando no sistema de saúde japonês. O evento ocorre dentro de um sistema rígido de rastreamento de casos e de testagem para evitar uma explosão da Covid na cidade sede.
No registro mais recente, o COI confirmou 21 novos casos de coronavírus em 24 horas entre pessoas ligadas aos Jogos Olímpicos. Nenhum deles em atletas ou treinadores participantes. Com os novos casos, o número de registro de pessoas infectadas pela doença e que estão diretamente ligadas aos jogos de Tóquio chega a 246. Destes, 26 são atletas.
Com informações do G1