Timon inaugura nova ETE e alcança 33% na cobertura do tratamento de esgoto

A operação Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores marca o salto na cobertura de tratamento de esgoto do município, de 3% para 33%

reprodução | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O município de Timon (MA) passa a atingir 33% do esgoto tratado e canalizado, após a inauguração, nesta terça-feira (05), da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores. O funcionamento da ETE coloca a cidade acima da média de outros municípios do Maranhão e está dentro das exigências do Novo Marco Legal do Saneamento.

O início da operação da ETE Flores marca o salto na cobertura de tratamento de esgoto do município, de 3% para 33%. Com capacidade de tratar 45 litros de dejetos por segundo, a moderna tecnologia da nova estação vai beneficiar aproximadamente 50 mil pessoas.

Inauguração da ETE Flores, em Timon (Foto: Raissa Morais)

A prefeita de Timon, Dinair Veloso, participou da cerimônia ao lado de líderes comunitários e representantes da concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

“Já universalizaram a água e agora estamos na parte de esgotamento sanitário. É com alegria que hoje nós estamos aqui para este momento tão importante e que com certeza vai trazer mais qualidade de vida e melhorar a saúde do povo timonense”, disse. 

Dinair Veloso, prefeita de Timon (Foto: Raissa Morais)

Dinair Veloso ressalta que o momento exige comemoração e também compreensão da população diante das constantes intervenções que ainda serão realizadas nas ruas da cidade para garantir a expansão do projeto de saneamento básico.

Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Timon, frisa que a nova ETE é resultado de um investimento de R$ 140 milhões. As obras da empresa incluem a instalação de 70 km de novas redes coletoras e de esgotamento com um elevado padrão de eficiência.

Além da melhoria da qualidade de vida da população, Prado enfatiza que o esgotamento sanitário vai gerar valorização imobiliária na cidade. Um estudo do Instituto Trata Brasil aponta uma alta de até 14% no preço de um imóvel construído em uma área que possui rede de tratamento de esgoto em comparação com um similar onde o serviço não é oferecido em uma mesma cidade. “Toda casa vai fazer sua conexão na nossa rede de esgoto e todas serão beneficiadas. Em breve, a partir de 2026, o problema do esgoto a céu aberto vai desaparecer de Timon”, falou.

O novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho de 2020, tem como meta que, até 2033, 99% da população brasileira terá acesso à água potável e 90% a tratamento e coleta de esgoto. Para Fernando Lima, diretor-executivo da Águas de Timon, a cidade já está antecipada.

Solenidade de inauguração da ETE Flores (Foto: Raissa Morais)

“Muitas obras aconteceram, as entregas estão acontecendo, ou seja, é um efeito da preocupação de desenvolver as cidades atendidas pela concessionária. Timon estará 100% saneada em 2026, o que é histórico. Sem o esgoto a céu aberto, você tem a redução de doenças de veiculação hídrica e o incentivo ao turismo de uma cidade que possui vários balneários”, frisou.

Qualidade de vida, infraestrutura e saúde. O comunitário dos bairros Marimar e Timóteo, Celso Gonçalves, elogiou o trabalho da concessionária no município maranhense de pouco mais de 161 mil habitantes. Para ele, esse é um passo em direção ao desenvolvimento. “O benefício do lançamento da ETE é imensurável, só quem vive em casa sem saneamento sabe do odor e dos problemas que isso gera. O município vai ganhar mais saúde e mais atenção”, falou.

A ETE Flores conta com tratamento preliminar, tratamento biológico anaeróbio, desinfecção e lançamento do efluente tratado. O espaço também abrigará o laboratório de controle de qualidade; sistema de secagem e elevatória de lodo. Essa fase compreende o primeiro de oito módulos projetados para tratar todo o esgoto da cidade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES