O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) de Timon lançou edital de chamamento emergencial para empresas prestarem os serviços regulares de transporte rodoviário Semiurbano Interestadual de passageiros entre Timon – Teresina (PI), sob o regime de autorização especial, até finalização da licitação. No entanto, não houve manifestação por parte dos empresários. A informação é da Prefeitura de Timon (MA).
Segundo a Prefeitura, desde o início da problemática no transporte coletivo, o poder público municipal tem tomado medidas para tentar solucionar o impasse. A crise iniciou durante a pandemia e se agravou após o rompimento de serviços da empresa Dois Irmãos.
“Por determinação da prefeita Dinair Veloso, nos últimos meses, o CIMU autorizou a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo. No edital de chamamento emergencial aberto há 30 dias, infelizmente nenhuma empresa se manifestou para explorar o sistema de transporte coletivo de forma emergencial. Esse edital era paralelo e não interferiu no processo licitatório. Agora, estamos concluindo a fase de estudo para subsidiar esse processo de licitação e até mesmo para dar maior segurança aos empresários para que eles possam investir da forma efetiva na licitação”, ressalta João Batista Pontes, diretor do CIMU.
Após a realização de audiência pública com empresários, Ministério Público e a sociedade civil organizada, a atual fase do procedimento é o estudo de demanda para subsidiar a licitação.
Entre outros pontos, na fase de estudo é feita pesquisa de campo da demanda de passageiros entre Timon e Teresina (PI) e avaliação das rotas dos ônibus. A previsão da Prefeitura de Timon é que até dezembro este levantamento seja concluído.