Nesta sexta-feira (16), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e Timon registrou um crescimento significativo na avaliação, alcançando o primeiro lugar no ranking do estado do Maranhão nos anos iniciais, que compreende as séries do 1° ao 5° ano, e nos anos finais, que corresponde as séries do 6° ao 9° ano.
O índice de desenvolvimento saltou de 5.7 e atingiu a marca de 6.1 nos anos iniciais, e saiu de 5,1 para 5,3 nos anos finais, ficando mais uma vez acima da meta projetada pelo MEC, que estabeleceu para o município a média de 5,6 para anos iniciais e 4,8 para os anos finais, meta superada ainda no ano de 2019. Timon também foi destaque a nível nacional e de Nordeste, atingindo nota acima da média geral nessas duas instâncias.
A avaliação do IDEB é feita através da aplicação de uma prova com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e da taxa de rendimento escolar da instituição, levando em consideração as aprovações e as evasões.
O resultado deste ano corresponde ao ano de 2021, e as provas foram realizadas pouco tempo depois das escolas de Timon retornarem às aulas presenciais em sistema híbrido. Apesar da pandemia da Covid-19, o município conseguiu atingir resultados positivos que são frutos de uma gestão comprometida, dos investimentos em infraestrutura e da valorização dos professores.
De acordo com a Prefeita de Timon, Dinair Veloso, o resultado do IDEB é fruto de um trabalho em equipe e da prioridade que o município dá para a educação.
“Sempre me alegro com os resultados positivos que o município vem alcançando justamente porque temos dado prioridade à educação. Isso tem acontecido quando estive como secretária da pasta e agora estando a frente da gestão do município. É motivo de muito orgulho. Quero agradecer todos os professores, supervisores, coordenadores, gestores, toda a equipe da SEMED pelos resultados que temos alcançado porque é um trabalho coletivo que tem mostrado resultado”, comemora a Prefeita.
Para o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues, o conjunto de ações adotados nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, permitiu que Timon alcançasse a primeira posição no Estado.
“Durante a pandemia, nós conseguimos fazer uma busca ativa dos alunos para que eles pudessem pegar as atividades nas escolas e não se evadissem das aulas. Também desenvolvemos um aplicativo para ofertar aulas remotas sem precisar de acesso à internet. Outra ação importante foi o programa Estude em Casa, que nasceu durante a pandemia e transmitia aulas do ensino regular em todo o município. Os professores se envolveram e nós temos que agradecer a cada um deles. Tudo fez com que o resultado continuasse melhorando, por isso que Timon hoje está em 1° lugar”, conclui o Secretário.