O influencer do Amazonas, Agenor Tupinambá, de 23 anos, conseguiu manter a capivara Filó sob sua tutela, após ganhar apoio de parlamentares. Tupinambá mostrava seu dia-a-dia ao lado da capivara "Filó", nas redes sociais e foi multado na terça (18) pelo Ibama, em mais de R$ 17 mil. A decisão gerou uma grande revolta entre os internautas e a causa ganhou apoio de parlamentares que buscaram solução para o problema.
"A Filó VIVE em seu habitat natural e, por isso, não será mais removida e entregue às autoridades! Isso nos deixa extremamente felizes diante do esforço que tivemos, mas também cientes que algumas informações DEVEM RECEBER A ATENÇÃO DE TODOS VOCÊS após esse caso que tanto repercutiu. Animal silvestre não é pet, e nunca deverá ser. Nesse caso em específico, o animal vive em seu habitat natural, não foi tirado, nem encarcerado e, embora algumas condutas devam ser ajustadas (como o tipo de conteúdo produzido), ela está lá e assim continuará, pois vive em liberdade.", informou deputado federal Felipe Becari, um dos defensores da causa do influencer.
A deputada estadual Joana Darc também defendeu o influencer e disse que a luta ainda não acabou.
"Por enquanto, ela continua onde sempre esteve e cresceu livremente. E agora as nossas ações serão para que a sua permanência seja garantida legalmente, além de contestar as demais notificações e multas. Lembrem-se que são sete notificações que somam mais de R$ 17 mil em multas".
O influencer, que mora em uma fazenda no interior do Amazonas, foi denunciado por suspeita de maus-tratos, exploração animal e abuso, além de ter sido notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais em seus perfis na internet.